“Se é para sonhar que sonhe grande”, dizia Ueze Zahran para motivar as pessoas


O público que compareceu ao Sesi Papa para celebrar os 100 anos de Ueze Zahran e os que assistiram à transmissão do Primeira Página puderam ver e ouvir o relato de Caio Turqueto, presidente do Grupo Zahran, que rememorou alguns fatos marcantes sobre o empresário que fundou a TV Centro América em Mato Grosso.

Os relatos destacam as experiências de trabalhadores do grupo e que guardam memórias do “Seu Ueze”, como todos se referem ao empresário Ueze Elias Zahran, que além dos investimentos no ramo televisivo, se tornou um dos maiores nomes da revenda de GLP (gás liquefeito de petróleo).

Turqueto, por exemplo, ingressou o grupo há 48 anos e pode acompanhar grande parte da trajetória de Ueze Zahran. É ele quem ressalta essa frase dita várias vezes pelo empresário que visava motivar pessoas.

“Passei um período de grande convivência. Ueze tinha grandes sonhos e tinha um lema que dizia: ‘Se é para sonhar, vamos sonhar grande’. Ele sempre estava olhando para o outro”, lembrou.

Também foi apresentado um vídeo que mostra a trajetória do empresário, que começou seus negócios em Mato Grosso, na época, um único estado e que, posteriormente foi desmembrado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Comercialização do Gás

Outra grande conquista do empreendedor foi a criação da empresa Copagaz, que comercializa GLP em todo o Brasil. Tudo começou em 1954, durante uma viagem a São Paulo ao lado da mãe, Laila Jorge Zahran, onde teve uma experiência que mudaria o rumo da trajetória empresarial.

Encantada com as facilidades de um fogão a gás, uma novidade na época, Dona Laila pediu ao filho que trouxesse essa inovação para casa. Ao ver a reação dela, que sorriu ao observar a chama azul, Ueze teve uma visão: “Imaginei tantas mães felizes vendo aquela chama azul embaixo da panela”.

Após isso, ele foi a São Paulo em busca de uma representação para estabelecer o comércio de gás em Campo Grande, quando estava recém-casado com Lucila Peluffo Zahran. Na volta, já retornou como representante de uma distribuidora de gás e, com pouco capital, mas grande determinação, iniciou a distribuição de GLP na cidade. Em outubro de 1955, o primeiro caminhão de entrega de gás da Companhia Copagaz já percorria as ruas da capital sul-mato-grossense.

  1. Solista apresenta canção preferida de Ueze Zahran durante evento em Cuiabá

  2. Portões abertos para os shows nacionais do evento de 100 anos de Ueze Zahran





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia Civil já tem identidade de Maníaco da Mooca, diz delegado do caso

A Polícia Civil de São Paulo já identificou o homem conhecido como “Maníaco da Mooca”,…

Policiais civis paralisam e delegacias ficam limitadas por 24h em MS

Policiais civis paralisaram os atendimentos nas delegacias de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (19).…

Ataques à rede elétrica da Ucrânia podem violar direito internacional, diz ONU

A campanha de ataques aéreos da Rússia à rede elétrica da Ucrânia provavelmente viola o…