Quatro cidades de Mato Grosso já decretaram situação de emergência em razão da seca que vêm passando nos últimos meses. O caso mais recente é Juscimeira, que declarou nesta sexta-feira (16). Além dessa, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Barão Melgaço também enfrentam na mesma situação.
A situação de emergência por seca ou estiagem é declarada quando a falta de chuvas causa danos significativos a uma região. Os primeiros impactos são vistos no meio ambiente, seguido pela economia e chegando a afetar o abastecimento nos municípios.
A Prefeitura de Poconé tinha declarado situação de emergência em 4 de julho e a medida foi reconhecida pelo Governo do Estado no dia 5 deste mês. O decreto é válido por 180 dias.
Livramento também decretou emergência devido à crise hídrica enfrentada pelo município. A prefeitura tomou medidas mais rígidas para a população, como proibição do uso da água para lavagem de veículos e abastecimento de piscinas.
No município de Barão do Melgaço, o decreto de emergência foi homologado em 28 de junho. O motivo é a seca intensa que atinge diversas regiões do município. Além disso, Barão de Melgaço fica na região pantaneira que seca muito rapidamente com a falta de chuva e também sobre com os incêndios nesta época do ano.
Leia mais
-
Produtores de soja apostam em melhor produtividade para superar perdas após estiagem
Com os decretos, os municípios podem planejar com órgãos e entidades estaduais para fornecer suporte às áreas afetadas, com coordenação da Defesa Civil.
A crise hídrica foi classificada como um desastre pela Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres).
Leia mais
-
Onda de frio dá lugar a calor de 40ºC e névoa seca em Cuiabá; entenda
-
Seca e incêndios castigam animais no Pantanal e grupo pede intervenção federal
-
Seca provoca decreto de situação de emergência em Poconé
- !
- no X!
- no whatsapp!
- no grupo do whatsapp!
- com os amigos!
- com todos!