Segunda etapa do Revalida 2024 é aplicado neste fim de semana


As provas da segunda etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira) serão aplicadas neste sábado (14) e domingo (15). O exame é voltado tanto a estrangeiros com diplomas em medicina expedidos por instituições de outros países, como a brasileiros que se formaram no exterior.

Estudantes durante aplicação de prova. (Foto: Arquivo/ Agência Brasil)
  1. Chuva e ventania tomam conta de MS e favorecem temporais

Para exercer a medicina no Brasil, os diplomados no exterior precisam passar pelo Revalida, e se aprovados, podem exercer a profissão em território nacional, com seu diploma validado.

A prova de habilidades clínicas ocorrerá em dois períodos, nos dois dias. O acesso aos locais de aplicação será liberado a partir das 11h (horário de Brasília) para o primeiro turno e a partir das 15h (horário de Brasília) para o segundo.

Os portões irão fechar pontualmente às 12h (horário de Brasília) e 16h (horário de Brasília), com ao início das provas após o fechamento dos portões. Os inscritos podem conferir seu local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Revalida. Para acessar, clique aqui.

Itens obrigatórios

Os inscritos devem portar jaleco, de cor preferencialmente branca, e apresentar documento de identificação oficial com foto. Será aceita identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também é permitido utilizar a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

A Carteira de Registro Nacional Migratório e a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenha validade como documento de identidade também poderão ser utilizadas. Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho.

Documentos digitais também serão aceitos, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG, nos respectivos aplicativos oficiais.

Revalida

O Revalida é composto por uma etapa teórica e outra prática, com cinco áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e saúde comunitária, abordadas de forma interdisciplinar.

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo do exame é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde).



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Resultado de DNA comprova que bebês foram trocados em maternidade

O resultado do novo teste de DNA realizado para identificar se os bebês nascidos em…

Vai viajar de ônibus? Confira recomendações para evitar imprevistos

Com as festas de fim de ano se aproximando, muitas pessoas optam por viajar de…

Áustria oferece mil euros a refugiados da Síria para que voltem para casa

O governo da Áustria disse nesta sexta-feira (13) que está oferecendo aos refugiados sírios um…