A 21ª Semana do Pescado, movimento nacional de incentivo ao consumo de peixe, começa neste sábado (1º) com a expectativa de fomentar promoções e descontos em estabelecimentos de todo o estado. No ano passado, as ações ampliaram em 50% as vendas.
A campanha é realizada pela Superintendência de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, com o apoio do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), responsável pelo incremento pesqueiro desde a criação do evento em 2003.
A edição 2024 da Semana do Pescado acontece simultaneamente em todo o território nacional, de 1º a 15 de setembro. Em Mato Grosso do Sul, o setor produtivo se mobiliza na oferta, e o comércio (bares, restaurantes, supermercados e peixarias) oferece descontos e promoções.
-
Peixes agonizam em meio à seca no Pantanal; veja vídeo
-
Peixes do Aquário de Bonito encontram novo lar em tanques de visitação do Bioparque
O superintendente de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Heitor, destaca o potencial produtivo do Estado e a implementação das iniciativas para o fomento do setor.
“O Estado responde pela produção de 2% da tilápia nacional, com condições de dobrarmos esse número num curto espaço de tempo”, comenta Marcelo.
O superintendente destaca a importância da campanha no incentivo ao consumo da carne de pescado.
“Estimular produtos da pesca e aquicultura é beneficiar milhares de pessoas que vivem dessa atividade”, completa.
O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Ademar Silva Júnior, aponta o crescimento significativo no consumo da carne de peixe e as características que permitem o aumento da produção na Capital.
“Destaco as características geográficas que permitem a criação de lâminas de água superficiais e a escavação de tanques em assentamentos, impulsionando o crescimento da produção de pescado”, explica.