Serviço online do Detran MS promete facilitar emissão de CHNs


A partir desta quarta-feira, dia 14, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disponibiliza um serviço online que facilitará significativamente o processo de retirada da carteira de habilitação.

Ferramente já está em atividade (Foto: Divulgação/DetranMS)

A nova funcionalidade destinada para candidatos à 1ª habilitação, bem como aqueles que realizam cursos de reciclagem para condutores infratores, atualização da CNH e cursos especializados.

Esse grupo poderá consultar online a prova teórica, acessar o gabarito do exame e solicitar a revisão de questões com as quais eventualmente discordarem.

Como usar?

Para utilizar o serviço, os usuários devem acessar o Portal de Serviços Meu Detran, logando-se com CPF e senha. No menu “Habilitação”, basta selecionar a opção “Gabarito Prova/Exame Teórico”.

CNH DETRAN ONLINE
Serviço é totalmente online e gratuito (Foto: Cristiano Arruda)

O que muda?

Anteriormente, os candidatos que desejavam acessar a prova precisavam preencher um requerimento e se deslocar até a agência mais próxima para protocolar o pedido.

Agora, essa etapa será substituída pela agilidade do novo sistema. Em 2023, foram protocolados 95 requerimentos, enquanto até julho de 2024 já são apenas 26.

A correção eletrônica do cartão de respostas será realizada pela Gerência de Exames, que se compromete a divulgar os resultados em até 2 dias úteis para exames realizados na capital e em até 4 dias úteis para os exames nos municípios do interior.

O prazo para devolução dos recursos será de 15 dias úteis a contar da data de seu recebimento, e nos municípios onde ocorrerem provas escritas, os candidatos poderão levar a prova para revisão.

A inovação foi desenvolvida pela Gecap (Gerência de Cursos e Capacitação), Gexa (Gerência de Exames de Habilitação) e Dirti (Diretoria de Tecnologia da Informação), causado mais transparência no processo e proporcionando uma devolutiva mais ágil e eficiente aos cidadãos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Delegado do Deic morto em assalto: o que sabemos do caso

O delegado aposentado Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, morreu após ser baleado no peito…

Argentina e outros seis países pedem fim de repressão na Venezuela em conselho da ONU

O representante da Argentina na ONU em Genebra, Carlos Foradori, pediu à Venezuela no Conselho…

Belo Horizonte registra chuva após cinco meses de estiagem

A cidade de Belo Horizonte voltou a registrar chuva neste sábado (21) e encerrou o…