Tamanduá-bandeira é resgatado das chamas em Chapada dos Guimarães


Durante combate a um incêndio, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), espécie ameaçada de extinção, foi resgatado, nessa segunda-feira (2). O animal estava com duas patas feridas e sinais de desidratação. Veja o vídeo:

O resgate foi feito por um brigadista do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que atua no combate aos incêndios na região. O animal recebeu água em uma garrafa pet que foi cortada para que o tamanduá pudesse alcançar.

Os brigadistas acionaram o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental para encaminhar o animal ferido para um centro de tratamento especializado.

O fogo na região de Chapada dos Guimarães está ativo desde o dia 21 de agosto e as equipes continuam em campo atuando no combate às chamas. Conforme o Corpo de Bombeiros, 18 militares combatem dois incêndios florestais na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul e no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Mais animais resgatados

No domingo (1°), em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, uma onça parda foi resgatada em via pública no bairro Jardim Cidade Nova. Ela estava acuada por cachorros em cima de uma árvore. Os bombeiros a sedaram e fizeram a retirada do animal dali, levando a um veterinário, já que ela estava com a pata machucada.

Onça parda resgatada em cima de árvore. (Foto: Reprodução)

Ainda no domingo, mais dois animais foram resgatados, uma arara-canindé e um teiú. A ave estava em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá, com a asa quebrada devido a um atropelamento e o réptil, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de capital estava saudável e foi prontamente devolvido à natureza.

animais resgatados
Arara Canindé e teiú. (Foto: Reprodução)

⚠️⚠️ O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para motoristas redobrarem a atenção ao dirigirem em áreas com presença de fauna local, a fim de evitar acidentes e proteger a vida selvagem.⚠️⚠️

Focos de calor

De acordo com os números do Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) levantados nessa segunda-feira (2) nas últimas 24 horas foram registrados 2.392 focos de calor em Mato Grosso.

Desses, 1.508 se concentram na Amazônia, 821 no Cerrado e 63 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

  1. Sema-MT realiza cadastro de voluntários para resgate de animais silvestres

  2. Tamanduá é encontrado em lugar inusitado em MT; veja resgate

  3. 5 momentos emocionantes dos resgates no Rio Grande do Sul





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

Eleições no Uruguai: Tudo o que você precisa saber

Mais de 2,7 milhões de uruguaios são esperados nas urnas, neste domingo (24), para escolher…

Esmeralda de quase 400 kg achada na Bahia deve ser devolvida ao Brasil após decisão da Justiça dos EUA

A Justiça dos Estados Unidos determinou na última quinta-feira (21) que uma esmeralda de 380…