Trump critica presença da China no Canal do Panamá e fala em retomá-lo

CNN Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que começou a recuperar o Canal do Panamá após fazer uma promessa de campanha para trazê-lo de volta ao controle americano.

Trump celebrou o acordo firmado nesta terça-feira (4) pela gestora de ativos americana BlackRock, que comprou portos no Canal do Panamá de uma empresa de Hong Kong.

“O canal foi construído por americanos e para americanos. Os outros podiam usá-los, mas ele levou muito sangue americano”, declarou.

O canal passou para total controle panamenho na virada do século, após a conclusão de acordos firmados entre os dois países nos anos 1970.

“Esse acordo foi violado muito gravemente. Nós não o demos à China, nós o demos ao Panamá, e o queremos de volta – e teremos ele de volta”, acrescentou.

Trump disse várias vezes durante a preparação para sua posse e desde que assumiu o cargo que pretende “retomar” o canal do Panamá, que assumiu o controle da crucial hidrovia internacional em 1999 sob um tratado negociado com os Estados Unidos 20 anos antes.

E ele citou a propriedade chinesa de algumas das operações portuárias como um sinal de que a China agora está administrando o canal.

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Morre Han Jong-Hee, co-CEO da Samsung, aos 63 anos

O co-CEO da Samsung, Han Jong-Hee, 63, morreu após uma parada cardíaca nesta terça-feira (25),…

PM que matou criador de réplica de avião da FAB tem prisão mantida

Após audiência de custódia, a Justiça converteu em preventiva a prisão em flagrante do tenente…

Impacto violento: carro vira “ovo“ após acidente em SC

Um acidente de trânsito que ocorreu nesta segunda-feira (24) deixou três vítimas com ferimentos graves,…