Trump Media e Rumble afirmam ter tido “vitória completa“ sobre Moraes

CNN Brasil


A plataforma de vídeos Rumble e o grupo de comunicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemoraram uma vitória para a “liberdade de expressão” após um tribunal americano decidir que a plataforma não deve seguir as ordens do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

“Hoje, o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Flórida confirmou o que argumentamos desde o início: as ordens de censura do juiz Alexandre de Moraes não têm força legal nos Estados Unidos. Esta decisão é uma vitória completa para a liberdade de expressão, soberania digital e o direito das empresas americanas de operar sem interferência judicial estrangeira”, expressou a empresa em uma declaração.

O ministro havia determinado o bloqueio da plataforma Rumble no Brasil, na sexta-feira (21), após solicitar que a rede social canadense indicasse um representante legal no país. O prazo deveria ser cumprido em 48 horas. Se não obedecesse, a empresa poderia ser banida.

A medida foi tomada após Moraes tentar intimar a plataforma para bloquear o canal do blogueiro Allan dos Santos e não encontrar um representante.

Allan vive nos Estados Unidos e é considerado foragido no Brasil, onde é alvo de mandado de prisão relacionado a investigações sobre a disseminação de desinformações e ódio.

No comunicado, a empresa também diz que a decisão “envia uma mensagem forte aos governos estrangeiros de que eles não podem contornar a lei dos EUA para impor censura em plataformas americanas”.

A suspensão da Rumble foi parecida com outra, já revogada, contra o X, de Elon Musk, no ano passado.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Powerball salta para R$ 1,6 bilhão e você pode ser o vencedor

A loteria sempre foi um símbolo de esperança. Ela representa a possibilidade de qualquer pessoa,…

Presidente de comitê de formatura usa dinheiro da turma em jogo do tigrinho

Estudantes de direito da Unidade Central de Educação Faem de Chapecó (SC), realizaram um boletim…

Tamanduá-bandeira perde o rumo com excesso de barulho e luzes da cidade

Apesar de garantir momento de fofura, nem sempre ver um animal silvestre cruzar o caminho…