A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançou o edital do Processo Seletivo Específico para Candidatos Quilombolas de Mato Grosso (PROINQ), oferecendo 77 vagas exclusivas para pessoas quilombolas nos dois semestres letivos de 2025.
As vagas estão distribuídas entre os quatro campus da universidade:
- 45 para o Câmpus Universitário de Cuiabá (CUC)
- 15 para o Câmpus do Araguaia (CUA)
- 2 para o Câmpus de Sinop (CUS)
- 5 para o Câmpus de Várzea Grande (CUVG)
O edital, disponível no Portal de Ingresso da UFMT, também inclui modelos de autodeclaração de pertencimento quilombola e declaração de vínculo com comunidade tradicional.
As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de abril e 5 de maio e cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso e campus, conforme listado no edital.
Para se candidatar, é necessário ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula e apresentar os seguintes documentos: histórico escolar do Ensino Médio (frente e verso, se houver) documento oficial de identidade e CPF.
Serão aceitos certificados de conclusão por meio de provão ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), além de documentos escolares assinados por diretores e secretários.
É proibida a participação de candidatos que já estejam cursando ou tenham concluído curso de graduação em instituições públicas de ensino superior.
Em caso de empate na seleção, serão considerados critérios como idade e maior número de pontos em Língua Portuguesa e Matemática.
A matrícula online para os selecionados em primeira chamada será realizada entre os dias 20 e 25 de maio.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da UFMT e integra ações de reparação histórica e inclusão social.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no Portal de Ingresso da UFMT.
-
Prefeitura abre seletivo sem prova com salários de até R$ 13,5 mil