Veja quem já foi convidado para a posse de Donald Trump

CNN Brasil


Donald Trump, ansioso para transformar sua posse em um evento global, está pessoalmente enviando convites para alguns líderes internacionais, incluindo chefes de estado que tiveram desavenças com os Estados Unidos no passado recente.

Trump já convidou o presidente chinês Xi Jinping para a cerimônia de posse, uma oferta excepcionalmente rara estendida ao líder comunista de um dos principais rivais geopolíticos dos americanos.

“Este é um exemplo de como o presidente Trump cria um diálogo aberto com líderes de países que não são apenas aliados, mas também nossos adversários e concorrentes”, disse a porta-voz do republicano, Karoline Leavitt, durante uma aparição na Fox News.

Uma delegação de altos funcionários chineses deverá comparecer no lugar de Xi, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente argentino Javier Milei também foram convidados por Trump ou sua equipe, segundo fontes confirmadas pela CNN. Os três são aliados próximos de Trump que também abalaram os nervos dos EUA e seus aliados por vezes, por sua adoção de táticas de homens fortes e suas políticas de extrema direita.

Os convites para participar de sua festa em Washington têm sido em sua grande maioria informais e às vezes vêm de passagem durante discussões por telefone sobre outros assuntos. À CNN, uma fonte relacionada com o assunto também disse que alguns convites passaram por canais secretos, não diretamente de líder para líder.

Trump também ditou convites escritos e fez sua equipe enviá-los para líderes globais.

A equipe de transição de Trump não respondeu às perguntas sobre quais outros líderes ele convidou.

Uma nova era diplomática para os EUA

Cabe ao presidente eleito e sua equipe determinar quais convidados irão comparecer à posse, incluindo quaisquer líderes mundiais que possam convidar, disse uma fonte familiarizada com o processo à CNN.

Geralmente, o Comitê Parlamentar Conjunto bipartidário sobre Cerimônias de Posse e o Departamento de Estado chamam os diplomatas para participar. O JCCIC já começou a enviar convites ao chefe de missão de cada país, como parte do seu protocolo típico.

No entanto, é raro que chefes de estado façam visitas internacionais a Washington para uma posse, e cabe ao presidente eleito fazer tais pedidos, disse a fonte.

O alcance para além dos aliados ocidentais mais próximos dos EUA sinaliza uma nova era diplomática para o país.

Em uma entrevista a revista Time realizada no final de novembro e publicada na quinta-feira, Trump falou sobre suas relações com líderes autoritários como Kim Jong Un da Coreia do Norte e Vladimir Putin da Rússia – embora ele tenha se recusado a dizer se conversou com Putin desde que ganhou em novembro.

“Eu me dou bem com a Rússia”, disse Trump à revista.

Os convites para líderes mundiais também falam do interesse inicial de Trump em se reengajar com seus pares estrangeiros quatro anos depois que ele deixou Washington.

Desde que venceu as eleições, Trump falou com líderes de todo o mundo e recebeu vários em seu clube de Palm Beach, na Flórida.

Nas redes sociais, ele já se envolveu em assuntos globais, ameaçando o México e o Canadá com tarifas de 25% e pedindo um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia. Trump disse à revista Time que se opôs a uma nova política dos EUA que permite que a Ucrânia dispare mísseis de longo alcance na Rússia.

Trump também tem uma viagem ao exterior em sua lista de conquistas: uma visita à reabertura da Catedral de Notre Dame em Paris, uma aparição que veio a convite do presidente francês Emmanuel Macron. Trump voltou apaixonado pelo show – e também pela presença de alto perfil.

Enquanto estava lá, ele também se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o príncipe William e Meloni.

“Foi algo realmente bonito”, disse Trump na quinta-feira. “E muitos líderes mundiais, havia cerca de 80 líderes mundiais, diferentes países, e eles estavam todos juntos.”

Trump quer transformar Washington em um “palco global”

Agora, ele está procurando transformar sua posse em um evento similar.

“Trump está muito ansioso para ter líderes mundiais na inauguração”, disse um conselheiro de Trump à CNN. “Ele quer um palco global.”

No entanto, a natureza livre dos convites de Trump tornou difícil para até mesmo seus mais próximos assessores acompanhar todos os que receberam e não receberam um convite para sua segunda posse.

Também coloca desafios adicionais de segurança para o Serviço Secreto dos Estados Unidos, que tem o mandato de proteger todos os chefes de estado quando estão em solo americano.

A Polícia da Capital dos EUA já tem a tarefa de proteger naquele dia um presidente em exercício que sobreviveu a duas tentativas de assassinato neste ano, bem como os líderes do Congresso, da Suprema Corte, do presidente cessante Joe Biden e quaisquer presidentes anteriores que compareçam.

Xi Jinping não é esperado, mas ainda não está totalmente claro quais os líderes pretendem aceitar a oferta de Trump.

O escritório de Bukele confirmou o recebimento de um convite em nome de Trump, no entanto, não está claro se o presidente salvadorenho planeja comparecer.

“Eu convidei muitas pessoas ótimas, e todas aceitaram,” disse Trump. “Todos que eu convidei aceitaram.”

Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?



Fonte do Texto

VEJA MAIS

MS animado com Cidade do Natal, teatros e Maria Cecília e Rodolfo de graça

Se você ainda não sabe o que fazer em Campo Grande neste fim de semana,…

Líder rebelde pede que sírios comemorem sem atirar, após morte em celebração

O líder rebelde sírio Mohammad al-Jolani pediu ao público para celebrar a queda do regime…

Vídeo: Fiat Uno supera alagamento e deixa Renegade para trás em Sorocaba

Um Fiat Uno surpreendeu moradores de Sorocaba ao atravessar uma rua alagada durante a chuva…