Vem aí o Enem dos Professores em 2025: saiba detalhes


O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a Prova Nacional Docente (PND) ou “Enem dos Professores” será realizada no segundo semestre deste ano.

Esse exame unificado poderá ser utilizado pelas secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios como um instrumento para a contratação de professores nas redes públicas de ensino.

Candidatos se preparando para realizar provas. (Foto: Reprodução)

O Enem dos Professores, conforme o Mec, tem o potencial de se tornar a principal forma de ingresso no magistério da educação básica pública em todo o país, seguindo o modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Enem, por sua vez, consolidou-se como a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas, substituindo os vestibulares tradicionais.

Adesão

A participação na Prova Nacional Docente (PND) é facultativa. As secretarias de Educação têm até 17 de abril para manifestar interesse em aderir à prova, conforme estabelecido no edital do MEC.

Para formalizar a adesão, as secretarias de Educação devem acessar o Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) utilizando seu login no portal Gov.br.

No módulo da Prova Nacional Docente (PND), o gestor responsável pela área de educação, seja municipal, estadual ou do Distrito Federal, deve selecionar a aba “Adesão” no menu principal e preencher o questionário correspondente.

Livros, óculos e professora escrevendo no quadro; processo seletivo para professores está aberto (Foto: Reprodução/Google)
Livros, óculos e professora escrevendo no quadro. (Foto: Reprodução/Google)

Após confirmar a adesão, a secretaria de Educação deve cadastrar o edital de seleção até 25 de junho. O prazo para o cadastro foi aberto no último sábado (1º).

As redes públicas de ensino em todo o país podem utilizar os resultados da PND como critério único ou complementar para a seleção de futuros professores da educação básica. Além disso, estados, municípios e o Distrito Federal têm a liberdade de estabelecer outros critérios de recrutamento, como provas práticas ou de títulos.

*Com informações da Agência Brasil.

  1. Abertas inscrições para programa que paga R$ 800 a professores

  2. Professores proibidos de comerem merenda escolar? Câmara defende refeição



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Após ser rejeitado por mulheres em bar, PM mata jovem que criou avião em Colniza

Em depoimento nesta segunda-feira (24), o subtenente da Polícia Militar, Elias Ribeiro da Silva, de…

PM atira 13 vezes e mata homem que anunciou assalto com arma de brinquedo

Um homem de 55 anos morreu após ser baleado por um policial ao anunciar um…

Nova regra libera celular para aprendizado em sala mas proíbe no recreio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou nesta segunda-feira (24) uma resolução que estabelece diretrizes…