Waack: EUA escolhem acossar o Brasil na batalha ideológica


O governo de Donald Trump escolheu para brigar com o Brasil o campo mais complicado de se achar soluções: o campo das ideologias políticas. O departamento de Estado Americano criticou o Brasil pelo bloqueio de redes sociais americanas aqui, qualificando a decisão judicial de “censura”. Segundo o governo americano, esse tipo de decisão é incompatível com os valores democráticos, incluindo liberdade de expressão.

A nota não cita o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que mandou suspender a rede americana Rumble no Brasil alegando desrespeito à Justiça brasileira, e a plataforma está tentando processar Moraes nos Estados Unidos, pela ordem de cancelar a conta de um blogueiro bolsonarista. O pano de fundo da questão é muito mais amplo.

O governo Trump abraçou a causa das Big Techs, grandes adversárias de taxação e regulação em muitas partes do mundo, incluindo o Brasil. E, via contatos com integrantes da oposição brasileira, começa a abraçar publicamente a visão de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é vítima de perseguição política, inclusive por parte da Justiça brasileira.

Essa postura está alinhada com o empenho de integrantes do governo americano em favorecer grupos políticos de direita com os quais se identifica, seja na Alemanha ou no Reino Unido, entre vários outros países. Para o Brasil, a ameaça de imposição de tarifas comerciais por parte dos americanos é “fichinha” perto dessas questões político-ideológicas.

Trump enxerga o Brasil como parte de um grande eixo que pretende destronar o dólar e ajudar a China na luta geopolítica. O que aconteceu nesta quarta-feira (26) é só o começo.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Presidente de comitê de formatura usa dinheiro da turma em jogo do tigrinho

Estudantes de direito da Unidade Central de Educação Faem de Chapecó (SC), realizaram um boletim…

Tamanduá-bandeira perde o rumo com excesso de barulho e luzes da cidade

Apesar de garantir momento de fofura, nem sempre ver um animal silvestre cruzar o caminho…

Explosões matam 11 e ferem 65 em protesto no leste do Congo, dizem rebeldes

Explosões mataram 11 pessoas e feriram 65 em um comício realizado por rebeldes do M23…