Zelensky diz que cessar-fogo pode ser usado para elaborar plano de paz

CNN Brasil


O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky saudou nesta quarta-feira (12) uma reunião entre os Estados Unidos e a Ucrânia que teve como o objetivo acabar com a invasão da Rússia e afirmou que um cessar-fogo proposto poderia ser usado para elaborar um acordo de paz mais amplo.

Os EUA declararam na terça-feira (11) que estavam retomando a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com Kiev após autoridades americanas e da Ucrânia concordarem com um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, após o encontro na Arábia Saudita.

“Estou muito sério (sobre um cessar-fogo) e para mim é importante acabar com a guerra”, ressaltou Zelensky durante uma entrevista, onde falou sobre a retomada da ajuda e inteligência dos EUA como muito positiva.

“Estamos prontos para um cessar-fogo por 30 dias, conforme proposto pelo lado americano.”

O líder ucraniano acrescentou que a reunião em Jeddah ajudou a “acalmar” as tensões entre os Estados Unidos e a Ucrânia após um confronto na Casa Branca entre ele e o presidente Donald Trump no mês passado.

O Secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou após as negociações na Arábia Saudita que os EUA agora levariam a oferta à Rússia, e que a bola estava na quadra de Moscou.

O governo russo disse nesta quarta-feira que estava aguardando detalhes de Washington sobre a proposta de trégua de 30 dias.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Após ser rejeitado por mulheres em bar, PM mata jovem que criou avião em Colniza

Em depoimento nesta segunda-feira (24), o subtenente da Polícia Militar, Elias Ribeiro da Silva, de…

PM atira 13 vezes e mata homem que anunciou assalto com arma de brinquedo

Um homem de 55 anos morreu após ser baleado por um policial ao anunciar um…

Nova regra libera celular para aprendizado em sala mas proíbe no recreio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou nesta segunda-feira (24) uma resolução que estabelece diretrizes…