Zelensky diz que Ucrânia está comprometida com diálogo construtivo com EUA

CNN Brasil


O presidente Volodymyr Zelensky afirmou neste sábado (8) que a Ucrânia está “totalmente comprometida” em ter um diálogo construtivo com representantes dos Estados Unidos na Arábia Saudita na próxima semana sobre maneiras de acabar com a guerra com a Rússia.

Desde que assumiu o cargo em janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, pausou a ajuda militar do país à Ucrânia, bem como o compartilhamento de inteligência com Kiev.

Ele acusou Zelensky de não levar a sério a obtenção de um acordo de paz com a Rússia, que invadiu a Ucrânia há três anos e tomou cerca de 20% de seu território.

“A Ucrânia tem buscado a paz desde o primeiro segundo desta guerra. Propostas realistas estão na mesa. A chave é agir de forma rápida e eficaz”, escreveu Zelensky na rede de mídia social X.

O líder ucraniano afirmou que visitaria a Arábia Saudita na próxima semana e que, após se encontrar com o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman na segunda-feira (10), os representantes diplomáticos e militares ucranianos ficariam para uma reunião na terça-feira (11) com a equipe americana.

“Do nosso lado, estamos totalmente comprometidos com o diálogo construtivo e esperamos discutir e concordar com as decisões e etapas necessárias”, continuou.

A delegação ucraniana incluirá o Ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, o chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, e o Ministro da Defesa, Rustem Umerov.

O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, também afirmou que estava em discussões com a Ucrânia para um acordo-quadro para encerrar a guerra de três anos com a Rússia, e uma reunião foi planejada para a próxima semana com os ucranianos na Arábia Saudita.

Em fevereiro, Riade sediou uma reunião entre autoridades dos EUA e da Rússia para discutir maneiras de interromper o conflito mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A Ucrânia não foi incluída nessas conversas, levantando preocupações em Kiev e entre seus aliados europeus.

Zelensky se encontrou com Trump na Casa Branca em 28 de fevereiro, mas a reunião se transformou em mal-estar quando eles entraram em choque diante da imprensa mundial.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

São Paulo: Nunes quer aumentar treinamentos de tiro para agentes da GCM

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) prepara um projeto de lei…

Imagem do Senhor Bom Jesus na Orla do Porto em Cuiabá cai pela 2ª vez

A imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, localizada na Orla do Porto, sofreu danos…

Crise constitucional já chegou aos EUA, diz professor

Os Estados Unidos já estão enfrentando uma crise constitucional, segundo o professor de História e…