10 cidades de MT concentram 60% das contratações na agroindústria

A agroindústria criou 4,9 mil empregos formais em Mato Grosso, nos primeiros 6 meses de 2024. (Foto: Reprodução)


Um levantamento mostra que 10 municípios mato-grossenses concentram mais de 60% das contratações da agroindústria no estado. Só no primeiro semestre de 2024, o setor criou 4,9 mil empregos formais em Mato Grosso, o número é 21% maior do que comparado com o mesmo período de 2023.

Os dados foram divulgados pelo Observatório da Indústria na segunda reunião do Coagro (Conselho Temático da Agroindústria) da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso).

A agroindústria criou 4,9 mil empregos formais em Mato Grosso, nos primeiros 6 meses de 2024.
(Foto: Reprodução)


Os empregos gerados pelo setor estão concentrados em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Sorriso, Barra do Bugres, Alto Araguaia e Diamantino.

Os resultados da pesquisa evidenciam o potencial econômico das cidades mato-grossenses, a produção mensal da indústria e as contratações formais registradas nos primeiros meses desse ano.

As atividades de abate de bovinos (frigorífico), fabricação de álcool e Preparação e fiação de fibras de algodão foram as atividades agroindustriais que mais contrataram no período.

Os números apresentados apontam que 87,7% do valor bruto da produção industrial estão concentrados nas atividades de fabricação de produtos alimentícios, de produtos químicos e de biocombustíveis.

Segundo o o supervisor do Observatório da Indústriada Fiemt, Leonardo Zardo, as 3 atividades agroindustriais concentram mais de 85% do VBP (valor bruto da produção industrial) e mais de 77% do VTI (valor de transformação industrial). O que mostra a importância dos setores industriais para o crescimento econômico do estado.

Além dos valores, a pesquisa divulga os desafios da mão de obra que apontam a taxa de desempregos em Mato Grosso, de 3,7%.

Apesar de ser uma das menores do país, o número ressalta a necessidade de mais profissionais qualificados para impulsionar a produção estadual, conforme dito pela diretora executiva do MMTC (Mato Grosso Competitivo), Vanessa Gasch.

  1. Emprego: 400 vagas abertas em empresa de alimentos em MT





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com seca severa, botos são encontrados mortos no Amazonas

Em apenas uma semana, um boto foi encontrado morto por dia na região do Lago…

Alívio? Vídeo mostra chuva em bairro de Campo Grande

Em meio ao calor intenso e à fumaça das queimadas que assolam Campo Grande, moradores…

Embaixador de Israel alertará sobre fim da “janela diplomática“ para conflito no Líbano

O embaixador de Israel na ONU dirá ao Conselho de Segurança que a “janela diplomática…