O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou novidades para 2024 nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dentre elas maior inclusão de questões que envolvem competências socioemocionais. Além disso, questões novas que visam avaliar a capacidade dos estudantes de lidar com desafios e problemas complexos, além do conhecimento técnico.
O Primeira Página conversou com o professor titular do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) do Rio de Janeiro que explicou o que essas mudanças significam, na prática, para os alunos das escolas públicas.
“O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) mostrou que os estudantes brasileiros não estão familiarizados para lidar com as questões relacionadas às competências socioemocionais. O Governo Federal, a partir da reforma do ensino médio em 2017, tentou aproximar os estudantes do tema, mas ainda assim foi uma tentativa”, explicou o professor.
Os alunos passam a ter o primeiro contato com o projeto de vida e o empreendedorismo, por exemplo. No entanto, as avaliações mostraram que isso foi insuficiente e os estudantes não estão habilitados para realizar essas provas.
Visto que o novo objetivo do Enem 2024 é avaliar a capacidade dos estudantes de argumentar e expressar suas opiniões sobre assuntos atuais e de interesse público, para o professor, os estudantes de escola pública não competem em pé de igualdade com estudantes de escolas privadas.
“Enquanto nas escolas públicas houve uma exclusão de carga horária ou substituição, em escolas privadas essas disciplinas foram mantidas. Assim, o diagnóstico é que manteremos essas diferenças com estudantes sendo privilegiados quando fazem o Enem, e outros estudantes que não vão ter acesso em especial a esses cursos mais concorridos do ensino superior” avalia o professor.
Dúvidas frequentes
O Inep conta com um site com as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção para as perguntas frequentes sobre o exame.
*Com informações da Agência Brasil