O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 começa neste domingo (3). Esta edição conta com 5 milhões de inscritos.
No horário de Brasília, os portões vão ser abertos a partir de 12h e o fechamento às 13h. O Primeira Página separou os pontos importantes para você relembrar, confira:
No primeiro dia, os estudantes responderão a 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – espanhol ou inglês, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), mais 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e uma redação de 30 linhas.
Já no segundo (10), são 90 questões divididas em 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A data confirmada para a divulgação do gabarito oficial é dia 20 de novembro, a partir das 14h, horário de Brasília.
O que levar (obrigatório)
- Documento: RG ou outra documentação oficial, lembrando que documentos digitais também serão aceitos, mas não pode ser foto.
- Caneta: transparente na cor preta (leve mais de uma por segurança)
Itens opcionais
- Cartão de confirmação
- Lanches: é mais seguro levar alimentos que proporcionem energia, como chocolates, barras de cereal e a recomendação é levar água em garrafa transparente.
Itens proibidos
- Relógio
- Bonés
- Caneta de material não transparente
- Livros
- Manuais impressos ou anotações
- Dispositivos eletrônicos
- Armas brancas ou de fogo
- Outros materiais estranhos à realização da prova
Locomoção
Neste ano, a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) solicitou aos governos estaduais, respectivas prefeituras e o DF (Distrito Federal) para liberar o passe livre no transporte público no dia das aplicações.
Em alguns estados, como São Paulo, desde 2023 os inscritos possuem passe livre nos domingos. Campo Grande também estabeleceu a gratuidade do passe no dia das provas.
Agora em Cuiabá, a passagem será de R$ 1 a partir de 0h01 até 23h59 do mesmo dia. As seguintes linhas serão reforçadas: 605, 711, 517, 311, 313 e 308.
Atenção para interdição
O trânsito na capital, segundo a Sinfra-MT (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) ficará interditado nos dias 2 e 3 de novembro, nas avenidas Miguel Sutil e CPA com início às 5h da manhã no sábado.
-
6 linhas de ônibus serão ampliadas por causa de Enem 2024 em Cuiabá
-
Veja 5 dicas para se dar bem às vésperas do Enem
O que não fazer (dicas)
- Não estude no dia anterior a prova, procure relaxar e espairecer a mente. Sobrecarregar o cérebro de informação poderá causar cansaço excessivo, abrindo espaço para mais ansiedade.
- Não saia de casa em cima da hora, prepare-se para chegar com antecedência no local da prova.
- Não esqueça o documento de identidade, apesar de outros meios de identificação, esse é o mais seguro.
- Não deixe de se alimentar, o corpo precisa de energia. É importante manter uma alimentação leve, assim evita mal-estar na hora do exame.