141 municípios de MT têm risco de chuvas intensas


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para 141 cidades de Mato Grosso, sobre a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes. O aviso, válido até as 10h desta segunda-feira (27), indica um risco potencial de diversos problemas, como corte de energia elétrica, alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas.

Inmet emitiu um alerta amarelo para 141 cidades de Mato Grosso. (Foto: Nathalia Okde)

De acordo com o órgão, a previsão é de que a região seja atingida por chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia.

Além disso, os ventos podem ser de 40 a 60 quilômetros por hora, o que aumenta o risco de danos.

Algumas das cidades são: Acorizal, Água Boa, Alto Taquari, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Juína, Paranatinga, Poconé, Rondonópolis, Tangará da Serra, Vila Rica entre outras.

Para verificar se a sua cidade está na lista, basta acessar o site oficial do Inmet, selecionar o Alerta Amarelo na bandeira de Mato Grosso e clicar em veja mais no item município.

Situação de emergência

As fortes chuvas que atingem Mato Grosso desde a última semana têm gerado impactos significativos em diversas regiões do estado. De acordo com a Defesa Civil, 31 municípios estão sob monitoramento, sendo que 20 já decretaram situação de emergência. Entre os mais afetados estão Paranatinga, Cocalinho e Confresa, que enfrentam alagamentos, famílias desabrigadas e comunidades isoladas.

Riscos e Recomendações

Durante o temporal, o Inmet orienta que as pessoas evitem o uso de aparelhos eletrônicos ligados na tomada, e que em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

O órgão reforça ainda para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de iminente perigo, as pessoas devem manter a calma e evitar se locomover em meio a enxurradas.

Defesa Civil

Para atender a população, a Defesa Civil mantém o telefone (65) 3623 9633 e o WhatsApp (65) 99310-8810. Em caso de emergência, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A população pode também se cadastrar junto a Defesa Civil para receber no celular os alertas referentes a área onde mora. Para acionar o serviço basta enviar uma mensagem de texto contendo o CEP da rua de seu imóvel para o número 40199.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Boate Kiss: 12 anos após tragédia, familiares prestam homenagens no RS

Há exatos doze anos, em 27 de janeiro de 2013, aconteceu o incêndio na Boate…

Agentes federais dos EUA invadem prédio em Porto Rico atrás de imigrantes

Agentes federais dos Estados Unidos realizaram uma busca por imigrantes não documentados em San Juan,…

Adolescente de 19 anos morre em acidente com moto aquática no Paraná

A Polícia Civil e a Marinha investigam a morte do adolescente Vitorio Piazza Benatto, de…