O ano do Cuiabá começou com o tetracampeonato estadual. Carregando a responsabilidade de ser o favorito no mato-grossense, a equipe cumpriu o seu papel. Entretanto, nas últimas temporadas, houve um declínio no favoritismo.
O time caiu precocemente na Copa do Brasil e foi eliminado na Sul-Americana. Estreou no Brasileirão levando uma goleada de 4 a 0 do Athletico Paranaense, em Curitiba.
Com a troca de comando técnico por três vezes no ano, viu a campanha do Campeonato Brasileiro da série A de 2024 sucumbir, e números negativos dominarem o desempenho da equipe.
O Cuiabá tem 16 jogos para escapar do rebaixamento, sendo o 19° colocado com 18 pontos, a seis do Fluminense, o primeiro time fora do Z4.
Resultados da temporada
Luiz Fernando Iubel era o auxiliar, quando António Oliveira saiu para acertar com o Corinthians. Campeão estadual pelo Cuiabá, logo pediu demissão.
Outro auxiliar-técnico Ricardo Colbachini, comandou o Cuiabá na derrota para o Goiás pelo jogo de ida, da Copa do Brasil. No jogo de volta o treinador era o português Petit que não conseguiu evitar a eliminação.
Foi eliminado também na Copa Verde pelo Vila Nova, na Sul-Americana, pelo Palestino nos Playoffs de Oitavas de final. Depois disso, conseguiu bons resultados no brasileiro, que fizeram com que o Dourado pudesse respirar na competição.
Saída de Petit
Com apenas uma vitória jogando em casa na Arena Pantanal – goleada de 5 a 0 em cima do Fortaleza (atual líder do campeonato), o Cuiabá caiu na tabela de classificação.
O Dourado até venceu jogos importantes fora de casa, como por exemplo, contra o São Paulo, mas não vence na competição há oito jogos, sendo seis pelo brasileiro e dois pela Sul-Americana.
Com apenas 5 gols marcados nessas partidas o time perdeu sua força. Com 34 gols, é a terceira equipe que mais levou gols na temporada.
Após a goleada sofrida para o Palmeiras por 5 a 0, o treinador Petit e seus auxiliares, Nuno Pereira, Mário Nunes, Tiago Morence e Germano Pires, pediram para deixar o comando da equipe alegando motivos pessoais, segundo comunicado.
Desafios para o novo técnico
Bernardo Franco foi anunciado como novo treinador. Com duas passagens vitoriosas como auxiliar-técnico no próprio Dourado, o treinador chegou e já comandou treino. Com ele, chegam os auxiliares Marcos Alberto Skavinsk e Julian Tobar.
Marcos Alberto Skavinsk é um ex-zagueiro, conhecido como Marcão, que também jogou como lateral-esquerdo, com passagens por Athletico Paranaense, Internacional, Palmeiras e Goiás. Aposentou em 2011 e atualmente com 49 anos, treinou o Paraná, antes de chegar ao Dourado.
Bernardo e sua comissão tem o objetivo de tirar o Cuiabá do Z4. Precisa se reencontrar com a vitória e principalmente vencer em casa, o que falta ao Dourado.
Reta final com 16 jogos, sendo oito em casa, e oito fora.
- Jogos fora de casa -Internacional, Fortaleza, Atlético Goianiense, Red Bull Bragantino, Botafogo, Juventude, Fluminense e Vasco.
- Jogos dentro de casa – Criciúma, Juventude, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Flamengo, Bahia e o Vasco.
O time mato-grossense tem duas partidas atrasadas do primeiro turno, contra Juventude e Vasco. A partida contra o time carioca ainda não tem data, a ser disputada em São Januário no Rio de Janeiro, e o jogo contra o time gaúcho foi marcado para a próxima quarta-feira (5) de setembro, às 19h, na Arena Pantanal.
O Dourado enfrenta o Criciúma neste sábado, às 17h30, na Arena Pantanal, em duelo direto na luta contra o rebaixamento.
-
TV Centro América terá mudança na programação a partir desta sexta-feira (30)
-
Paralimpíadas: Brasil conquista o 1º ouro e bronze na natação
-
Brasil estreia com vitória do vôlei na Paralimpíada 2024