Governo do Estado de Mato Grosso disponibiliza à população informações e estudos de órgãos estaduais

O Governo de Mato Grosso disponibilizou à população informações dos órgãos públicos estaduais no portal Dados MT. A página gerenciada pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) proporciona mais transparência e acessibilidade aos dados públicos atualizados, na íntegra.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, afirmou que portal é uma ferramenta estratégica de elaboração e avaliação de políticas públicas.

“Esta ferramenta servirá para traçarmos políticas de investimentos públicos e também do setor privado, além do uso pelo meio acadêmico, organizações não governamentais e pesquisas de interesse da população mato-grossense”, pontuou.

A iniciativa também faz parte da estratégia digital do Governo de Mato Grosso em busca de fortalecer a gestão de dados e incentivar a participação dos cidadãos na criação de soluções para as questões públicas, conforme o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão.

“Estamos avançando na entrega de serviços digitais e agora nossa missão é fortalecer a governança e disponibilidade de dados. Vivemos na era do conhecimento, onde os recursos base da economia são os dados. Nesse contexto, a administração pública pode contribuir fortemente com a transparência, acesso à informação, participação social e na cocriação de soluções para políticas e serviços públicos”, afirmou Brandão.

O grande diferencial do portal é a organização das informações, que podem ser acessadas de forma geoespacializada, mapeada ou por meio de painéis interativos. Isso permite que as pessoas analisem informações de acordo com a necessidade.

O chefe da Unidade Estratégica de Difusão de Informações Socioeconômicas e Territoriais, Rafael Mazeto, explicou que o portal atua como um “grande hub” – centro de conexão que facilita a transferência de dados, informações ou recursos entre diversos dispositivos, ou sistemas, conectando esses estudos e informações.

“Todo esse conjunto de informações: estudos, anuários, mapas, painéis interativos e outros, que antes estavam difusos nas várias páginas dos órgãos dos governos estadual e federal, hoje juntos em um mesmo sítio, facilitam o acesso à informação, seja pela população em geral, ou até para públicos mais especializados”, explicou Mazeto.

O portal Dados MT está disponível AQUI com atalho no site da Seplag.

Gabrielly Mendes* | Seplag-MT
Com a supervisão de D’Laila Borges 

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

Cláudio Scariote lidera pesquisa para prefeito de Sapezal

Na pesquisa realizada entre os dias 08 a 10 de abril no município de Sapezal,…

Pelo 6º ano a Prefeitura de Sapezal tem contas aprovadas pela Câmara de Vereadores e TCE-MT

A prefeitura municipal de Sapezal sob a administração do prefeito Valcir Casagrande teve as contas…