Em 2024, os atletas deram show nas Olímpiadas de Paris. Especificamente, Mato Grosso elevou o patamar do esporte ao ter atletas de vários municípios representando o Brasil no mais importante evento do mundo. Como resultado, alguns inclusive se tornaram memes, como a Ana Sátila.
Que tal relembrar 4 atletas que brilharam não só nos Jogos Olímpicos, mas também se destacaram nos ciclos de mundiais, eternizados na história de Mato Grosso em 2024?
1 – Ana Vitória
De Rondonópolis para o mundo, como ela costuma dizer, a atleta Ana Vitória, jogadora de futebol, defendeu a Seleção Brasileira e conquistou a medalha de prata, em uma campanha inédita da seleção feminina no esporte.
2 – Kaike Angelim
Kaike Angelim, de Paratinga, é paratleta campeão 11 vezes pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro e conquistou, em agosto, no Rio de Janeiro, a medalha de bronze no Grand Slam. Esse campeonato é um dos mais importantes da sua categoria.
3 – Almir Júnior
A história foi escrita por Almir Júnior. Direto de Matupá, a 696 km de Cuiabá, o mato-grossense conquistou um resultado inédito nas Olimpíadas de Paris: levou o Brasil às finais, após 16 anos. Embora não tenha sido medalhista, Almir conquistou o coração dos brasileiros e marcou sua história no salto triplo.
4 – Lissandra Maysa
Natural de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, a atleta de salto em distância Lissandra Maysa conquistou, em 2024, o bicampeonato brasileiro no Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, disputado em Bragança Paulista (SP). Ela tem 19 anos e é uma das promessas que esteve em Paris.
-
Paratletas de MT desembarcam na França para jogos paralímpicos
-
Atletas de MT foram convocados para Mundial de Atletismo Sub-20
-
Atletas de MT vão disputar principal campeonato brasileiro de Karatê
-
Atletas de MT lutam por medalhas nas Olímpiadas de Paris
-
70 atletas de MT vão disputar maior torneio do Brasil de Karatê-do