4 lendas que você precisa conhecer!


Além de refletirem a visão de uma sociedade em determinada época, lendas também buscam explicar fenômenos que, muitas vezes, estavam além da compreensão humana, dependendo do período histórico vivido.

Em Mato Grosso – uma terra rica em biodiversidade – muitas histórias tentam explicar acontecimentos por meio de animais, além de atribuir uma rica cultura à região. Pensando nisso, o Primeira Página separou algumas lendas curiosas para você conhecer.

Onça-pintada

Para se proteger da onça, peões se arriscavam até a fazer pactos com o saci-pererê antes de sair em comitiva. (Foto: Canva)

As lendas que cercam a onça-pintada são muitas. Uma delas evidencia a cautela e o medo dos homens em relação a esse felino. A história conta que, por causa dela, os peões se arriscavam até a fazer pactos com o saci-pererê antes de sair em comitiva.

Segundo a tradição, eles procuravam uma figueira mata-pau, árvore sagrada para muitos indígenas, e assobiavam três vezes para chamar o saci. Em troca de proteção contra a onça, ofereciam fumo, pinga e mel.

Uma história indígena também relata que, após conseguir fugir de uma invasão em sua aldeia, uma jovem se escondeu em uma caverna, onde permaneceu por dias. Até que, em certo momento, uma onça-pintada a visitou e se transformou em um belo jovem.

Eles se encontraram por diversos dias, até que, no último encontro na caverna, o jovem deixou para a moça um diadema. Ao usá-lo em sua aldeia, todos passaram a tratá-la como uma rainha. Desde então, várias moças começaram a usar diademas na cabeça para atrair o amor.

Minhocão do Pari

lendas 1
Cobra gigante e assustadora (Foto: Fellipe César)

A lenda conta a história de uma cobra gigante e assustadora — alguns afirmam que suas características se assemelham a uma sucuri — que vivia no rio Cuiabá. Seu movimento gerava grandes ondas e virava as embarcações, devorando os pescadores que navegavam pelo rio.

A lenda teria surgido em 1880, quando o padre Ernesto Barreto comprou um terreno localizado na Barra do Pari, que fica logo atrás dos bairros Santa Amália e Araçá. Moradores da região dizem que o minhocão desapareceu em 1974, durante uma enchente.

A história também diz que não se pode reformar a igreja matriz da capital de Mato Grosso, pois o minhocão está preso nos cabelos de Nossa Senhora.

A Porca dos Sete Leitões

lendas 2
A porca era uma baronesa muito rica e cruel. (Foto: Reprodução)

A lenda conta a história de uma baronesa muito rica e cruel, que maltratava seus escravos e foi transformada em porca, e seus sete filhos transformados em leitões.

Essa versão da história conta que, nas noites de lua cheia, os leitões aparecem fuçando a terra em busca de um anel da baronesa, que é a única coisa capaz de quebrar o feitiço.

Em outra versão da lenda que vai contra o que a sociedade atual acredita, diz que a “Porca dos Sete Leitões” é, na verdade, a alma penada de uma mulher que cometeu aborto. O número de leitões que a acompanha corresponderia ao número de abortos realizados por ela.

Cabeça de Pacu

lendas 3
Se comer cabeça de pacu, vai ficar em Cuiabá. (Foto: reprodução)

Para quem ama Cuiabá e deseja selar seu destino de vez, uma antiga lenda afirma que quem come cabeça de pacu nunca mais deixará Cuiabá. Se for homem solteiro, estará destinado a se casar com uma moça da terra. E, se for casado, terminará seus dias aqui.

  1. Tradição e cultura: conheça 10 lendas populares da baixada cuiabana



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Adriane nomea ex-secretário de assistência social como diretor da Agereg

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) nomeou o ex-secretário municipal de assistência social,…

Incêndios em Los Angeles: Partículas cancerígenas podem atingir pulmão e sangue

Os potenciais riscos à saúde decorrentes dos incêndios florestais no sul da Califórnia são terríveis…

Influenciador Toguro é detido por desacato em Balneário Camboriú; veja imagens

O influenciador fitness Tiago Toguro, de 34 anos, foi detido na tarde desta quinta-feira (9)…