A prova para ingresso nos cursos técnicos integrados com o ensino médio do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) ocorre neste domingo (20) em dez municípios do estado e neste ano, 4,7 mil inscritos devem tentar uma das 1.760 vagas oferecidas pela instituição para 2025.
📝 A prova será aplicada neste domingo, dia 20 de outubro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
As salas estarão abertas a partir das 7 horas e serão fechadas pontualmente às 8 horas (horários de Mato Grosso do Sul), e a partir desse horário não será mais possível entrar no local de prova.
-
Quem teve inscrição negada no IFMS tem poucas horas para recorrer
É obrigatório que o candidato leve um documento oficial de identificação com foto. Os estudantes ainda poderão entrar com caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis e borracha. Serão permitidos também pequenos lanches e garrafa de água transparente e sem rótulo.
A prova terá duração máxima de quatro horas e será composta por 30 questões, nas áreas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Conhecimentos Gerais (10). O gabarito preliminar será divulgado no dia 21 de outubro.
Desta quarta-feira (16), os estudantes podem conferir seus locais de prova.
As inscrições aceitas, os locais para cada aluno, os candidatos que terão atendimento diferenciado e os que foram dispensados da prova, podem consultar os dados na Central de Seleção, onde está publicado o edital com todas as regras do processo seletivo.
Seleção 2025
Das 1.760 vagas, metade é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública – parte irá para quem tem renda per capita menor que um salário-mínimo e a outra parte para quem tem qualquer renda. Ainda há vagas reservadas para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Os aprovados devem começar as aulas no IFMS em março de 2025.
Para o próximo ao, são oferecidas 11 opções de cursos técnicos integrados: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Neste tipo de curso, o estudante faz os três anos do ensino médio e, ao mesmo tempo, cursa disciplinas específicas de um curso técnico.