A saúde mental é um assunto muito discutido nos dias atuais. Isso porque os dados do último mapeamento sobre a doença realizado pela OMS (Organização Mundial da saúde) mostrou que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, isso equivale a 11,7 milhões de pessoas. Como é uma doença que ninguém está imune o Primeira Página reuniu 5 atletas que enfrentaram a depressão ao longo de sua carreira.
1 – Ronaldo Fenômeno
Em sua trajetória enquanto jogador, Ronaldo Fenômeno já comentou em entrevista que logo após sofrer uma lesão quando atuava no Inter de Milão da Itália. Além disso, no seu documentário, Ronaldo comenta sobre como a terapia foi fundamental para o seu desempenho depois do episódio.
2 – Gabriel Medina
O multicampeão do surf, Gabriel Medina comentou sobre a sua situação pouco tempo antes das Olímpiadas de Paris. Ele teve problemas familiares e um divórcio conturbado que fez o atleta repensar sua vida no esporte.
3 – Simone Biles
A maior ginasta do mundo, Simone Biles, chocou o mundo nas Olímpiadas de Tóquio em 2021 quando desistiu da sua principal modalidade para cuidar da sua saúde mental. Pressão psicológica dentro do seu desempenho foi um dos fatores elencados pela ginasta para tomar a decisão.
4 – Michael Phelps
O maior nadador da história das Olímpiadas, Michael Phelps, fez um desabafo sobre saúde mental e depois de sua aposentadoria em 2012 dos jogos, ele tem se dedicado a falar a cerca da depressão e os seus perigos no âmbito esportivo.
5 – Valtteri Bottas
O finlandês vencedor da F1 fez um desabafo sobre a depressão e a instabilidade emocional que viveu no começo de sua carreira. Depois disso ele enfrentou a morte de Jules Bianchi em 2015.
-
Atletas de MT vão disputar principal campeonato brasileiro de Karatê
-
É ouro! ONG brinca e transforma animais em atletas olímpicos
-
Atletas de MT lutam por medalhas nas Olímpiadas de Paris
-
Com 3,5 mil atletas, Jogos Escolares começam na 5ª feira em Campo Grande
-
Cuiabá constrói academia nível Real Madrid e usa I.A para performance dos atletas