Será que você consegue identificar quando alguém não está sendo totalmente sincero? A mentira pode ser habilidosa, mas o corpo e a fala muitas vezes traem quem tenta enganar. Confira alguns indícios curiosos que ajudam a desmascarar um(a) mentiroso(a).
1 – Fuga do protagonismo
Mentirosos costumam desviar o foco de si mesmos, como se tentassem “apagar” seu rastro na história. Frases como “Jamais vi essa pessoa na vida” ou “Isso não tem nada a ver comigo” podem ser pistas de que algo não cheira bem.
2 – Furos no enredo
Até a mentira mais bem ensaiada pode escorregar em contradições ou lapsos. Quando a narrativa parece forçada, com detalhes que não batem ou lacunas inexplicáveis, desconfie: o cérebro humano não é tão bom em inventar histórias complexas.
3 – Excesso de palavras
Para tentar dar credibilidade à mentira, alguns enchem o discurso de rodeios, explicações desnecessárias ou frases confusas. Se a conversa parece um labirinto sem saída, pode ser um sinal de que a verdade foi soterrada sob tanta enrolação.
4 – O corpo fala (e delata)
Expressões faciais tensas, sorrisos que não chegam aos olhos ou um tom de voz que não combina com a mensagem são pistas de que algo está fora de sintonia. O medo de ser pego faz com que o mentiroso perca a naturalidade.
5 – Nervosismo à mostra
Inquietação, mudanças bruscas de postura ou gestos repetitivos (como mexer no cabelo ou ajustar a roupa) podem indicar desconforto. Claro, nem todo mundo que se mexe está mentindo mas, somado a outros sinais, o tremor na voz ou as mãos agitadas podem completar o quebra-cabeça.