Os incêndios florestais que assolaram Mato Grosso no inverno de 2024 causaram danos irreparáveis. Milhares de quilômetros quadrados de áreas verdes foram consumidos pelas chamas, impactando diretamente os biomas que caracterizam o estado. A tragédia ultrapassou a destruição ambiental, com 4 vidas humanas ceifadas e de inúmeros animais.
A secura extrema, aliada ao fogo, resultou em um cenário devastador. Uma análise do Centro de Vida mostrou que no Pantanal 9% do bioma foi consumido pelo fogo. Confira 6 imagens impressionantes que retratam os incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso.
Mesmo em meio ao caos e destruição do fogo, ainda há esperança de que o bioma se recupere. No entanto é papel coletivo preservar a vida.
Incêndios florestais
Nesta sexta-feira (27), vinte equipes do Corpo de Bombeiros atuam em três incêndios no Pantanal. São 8 frentes de combate em Cáceres e Barão de Melgaço. Em Cáceres, os militares estão na Fazenda Pantanal II, Santa Bárbara do Oriente, Fazenda Descalvado, Fazenda Recanto das Aves e na Fazenda São Bento. Já em Barão de Melgaço, os bombeiros estão na Fazenda Santa Maria, Fazenda Indiana e Fazenda Acori.
-
Exército pode usar jovens do serviço militar para combater fogo no Pantanal
-
Vídeo mostra “almoço” de animais no Pantanal em meio a destruição do fogo
-
Incêndio no Pantanal forma tornado de fogo; imagem impressionante
-
Em visita ao Pantanal, presidente Lula sanciona lei de manejo do fogo