7 dicas de como usar a IA na sua empresa


As empresas, especialmente as pequenas e médias, enfrentam desafios diários para crescer e inovar. A burocracia, aliada às limitações financeiras, transforma a gestão jurídica em um fardo, quando deveria ser um pilar de segurança e estratégia para o negócio. A tecnologia pode ser a chave para essa transformação.

IA, Inteligência Artificial. (Foto: Reprodução)

Confira 7 exemplos de como a IA (Inteligência Artificial) pode ajudar:

1 – Geração automática de documentos jurídicos

A automação de contratos e documentos recorrentes simplifica o dia a dia das empresas. Com ferramentas baseadas em IA, é possível gerar minutas personalizadas, eliminando o trabalho manual, reduzindo significativamente o número de erros e garantindo a conformidade com as normas.

2 – Monitoramento de marcas e publicações judiciais

Robôs de IA monitoram atualizações judiciais, registros de marcas e decisões relevantes, notificando as empresas sobre mudanças em tempo real. Esse serviço ajuda as PMEs a agirem rapidamente para evitar problemas legais.

3 – Revisão e análise de contratos

Com o uso de IA, as empresas podem revisar contratos de maneira mais ágil e confiável. A tecnologia identifica cláusulas ambíguas, inconsistências e riscos contratuais, permitindo ajustes antes que se tornem problemas maiores.

  1. INSS: Inteligência Artificial poderá detectar fraudes em atestados

  2. Veja como a inteligência artificial está inserida no cotidiano

4 – Integração de APIs jurídicas nos sistemas internos

A integração de APIs permite que as empresas conectem serviços jurídicos diretamente aos seus sistemas de gestão, centralizando informações e automatizando tarefas. Isso melhora o controle e facilita o acesso a dados essenciais.

5 – Previsão de cenários e análise de riscos legais

Algoritmos de IA analisam dados e decisões judiciais anteriores para prever possíveis resultados de processos legais. Essa análise permite que as PMEs tomem decisões estratégicas e evitem disputas desnecessárias.

6 – Atendimento jurídico personalizado com IA generativa

Soluções de IA generativa, como as desenvolvidas pela StartLaw, ajudam empreendedores a esclarecer dúvidas jurídicas com orientações específicas e adaptadas às necessidades do negócio. Essa tecnologia oferece suporte acessível e eficiente para o dia a dia das empresas.

7 – Organização inteligente de documentos

Sistemas de IA organizam documentos jurídicos na nuvem, garantindo acesso rápido e seguro às informações. Isso facilita a gestão, melhora o controle de compliance e previne falhas contratuais.

As dicas foram informadas pela startuo StartLaw, do Paraná.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Médicos denunciam Prefeitura de Cuiabá por falta de pagamento

O Sindmed-MT (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso) registrou uma denúncia contra a Prefeitura de…

Diplomata russo diz que possibilidade de novos testes nucleares estão em aberto

Uma possível retomada dos testes de armas nucleares por Moscou permanece uma questão em aberto,…

“Infelizmente, tem que cumprir a lei“, diz desembargadora sobre cotas raciais

A desembargadora Rosita Falcão Maia, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), gerou polêmica ao…