822 km estão em condições críticas, aponta Pesquisa CNT 2024

rodovias de Mato Grosso


Mato Grosso, com uma malha rodoviária de 5.910 quilômetros analisados, enfrenta desafios significativos na infraestrutura de suas estradas, é o que revela a Pesquisa CNT de Rodovias 2024. O estudo, realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), apontou que 1,0% das rodovias do estado (60 km) foram classificadas como péssimas e 30,2%, (1.783 km), como ruins.

A pesquisa mostra ainda que 2.874 km (48,7%), foram analisados como regulares, enquanto 17,0%, (1.007km), como boas e 3,1%, (186 km) como ótimas

Rodovia BR-163 (Foto: Arquivo PP)

O documento publicado na última terça-feira (19), não especifica diretamente os nomes das cidades com trechos críticos em Mato Grosso, mas menciona a necessidade de intervenções ao longo de diversas rodovias federais no estado.

Entre as principais mencionadas estão a BR-163, que é um dos trechos críticos devido à sua importância logística, especialmente para o escoamento de grãos; a BR-364, com importância no transporte de cargas e conexão com outras regiões; e a BR-070.

Principais problemas

Conforme a pesquisa, os principais problemas enfrentados nas rodovias de Mato Grosso envolvem a qualidade do pavimento e as classificações de conservação:

• Condições gerais das rodovias:
◦ Ótimo: 20,2%.
◦ Bom: 7,1%.
◦ Regular: 36,8%.
◦ Ruim: 22,0%.
◦ Péssimo: 13,9%.

• Pavimento em estado crítico:
◦ 822 quilômetros estão em condições críticas.
◦ 1.298 quilômetros necessitam de intervenções para evitar o agravamento da deterioração.
◦ 2.177 quilômetros estão em condições regulares.

Sobre a Classificação da Sinalização:

• Condições gerais das rodovias:
◦ Ótimo: 4,3%.
◦ Bom: 25,8%.
◦ Regular: 53,8%.
◦ Ruim: 13,1%.
◦ Péssimo: 3,0%.

Impactos no transporte e economia

O transporte rodoviário tem um papel de destaque na matriz de transporte nacional, tanto no segmento de passageiros quanto de cargas. Isso porque este modo é responsável por movimentar 95% dos passageiros e 65% das cargas no país.

Com uma economia que depende em grande escala do transporte rodoviário, especialmente para o escoamento da produção agrícola, Mato Grosso sente os efeitos da precariedade das rodovias. Custos com manutenção de veículos, combustível e tempo de viagem aumentam, comprometendo a competitividade dos produtos no mercado nacional e internacional.

Além disso, rodovias em más condições elevam o risco de acidentes e dificultam a circulação de mercadorias e passageiros, prejudicando o desenvolvimento regional.

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