Você sabia que existe um programa do governo que possibilita aos jovens terem benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto em viagens interestadual? O Primeira Página conta todos os detalhes.
-
Saiba como e onde retirar absorventes de graça
-
Farmácia Popular passa a distribuir remédios para rinite e glaucoma
O documento ID Jovem (Identidade Jovem) permite o acesso a benefícios como viagens gratuitas e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.
Ele contempla duas vagas gratuitas e outras duas com 50% de desconto no transporte interestadual, seja por veículo, embarcação ou ferroviário na categoria convencional; desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artísticos-culturais e esportivos; e, ainda, isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.
Confira os requisitos para obter a carteirinha:
- Jovem de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos;
- Renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.
- Não é necessário estar estudando.
Não sabe o seu número do NIS? Consulte seu Cartão Cidadão, extrato do FGTS ou sua Carteira de Trabalho.
Como obter o benefício?
É preciso procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que fornece as informações para a base de dados do ID Jovem, ou atualizar seus dados.
O CRAS poderá solicitar comprovantes de renda, domicílio e documentos oficiais, como documento de identificação com foto e número do NIS (Número de Identificação Social). Para saber a relação de todos os documentos necessários, entre em contato com o CRAS de referência da sua localidade.
Após a atualização da base de dados do programa, o jovem poderá emitir o documento da ID Jovem através do site ou do aplicativo.
Emissão do ID Jovem
Gerar o documento é muito simples e pode ser feito por meio do aplicativo ID Jovem ou pelo site idjovem.juventude.gov.br, e preencher os seguintes dados:
- Número de Identificação Social – NIS;
- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Nome da Mãe.
O cartão virtual será gerado na hora, e poderá ser acessado pelo aplicativo ou pelo site. A validade do ID Jovem é de 180 dias, e após esse período, é necessário renovar o cadastro para continuar usufruindo dos benefícios.
Se você completou 15 anos após o envio da base de dados atual do Programa, ainda não é possível emitir sua ID Jovem. Não se preocupe, você poderá gerar sua ID Jovem após a próxima atualização da base de dados, que geralmente ocorre a cada 45 dias.
Viajando com ID Jovem
Se desejar viajar e utilizar o benefício, pesquise com antecedência, as empresas de transporte que oferecem o itinerário desejado, e se ela oferece o benefício do ID Jovem.
As empresas são obrigadas por lei a reservar duas vagas gratuitas por veículo e mais duas com 50% de desconto, caso as gratuitas já estejam preenchidas. Por isso, é importante consultar os horários e a disponibilidade de vagas destinadas ao programa.
Para solicitar a passagem é necessário se dirigir a um guichê de atendimento da empresa de transporte, e apresentar seu ID Jovem, seja digital ou impresso, juntamente com um documento de identificação com foto. Em alguns casos é possível realizar o procedimento pela internet.
Se houver vagas disponíveis, você poderá adquirir sua passagem com o benefício do ID Jovem. No dia da viagem, compareça ao terminal com antecedência. Apresente novamente seu ID Jovem e seu documento de identificação para confirmar o embarque.