A antena parabólica analógica deve ser aposentada até o final do ano e famílias cadastradas em programas do governo têm direito a receber kit digital de graça em Mato Grosso do Sul. O item substitui o dispositivo antigo.
Quem tem direito
No estado, 53 mil famílias vão poder trocar o conjunto analógico pelo digital, sem pagar nada. Trinte e três mil já receberam os novos equipamentos.
A adaptação deve ser feita através do programa “Siga Antenado”, criado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
-
Emissoras de TV passam a transmitir pela nova parabólica digital
-
Por que é necessário ter parabólica tradicional para receber a nova parabólica digital gratuita
Tem direito ao kit gratuito famílias inscritas em programas sociais do governo como o Bolsa Família, tarifa social da energia elétrica e Minha Casa, Minha Vida.
Como saber
Para conferir quem tem direito ao benefício e agendar a instalação do kit, basta acessar o site sigaantenado.com.br e digitar o CPF do responsável familiar.
Em todo o Brasil, mais de 3 milhões de famílias já fizeram a troca. A parabólica analógica será descontinuada até o final do ano por determinação da Anatel já que o 5G deve ocupar a mesma faixa de frequência da parabólica analógica.
Com o novo kit, uma antena menor e um novo aparelho vão levar a programação regional das emissoras de TV para territórios onde a TV digital terrestre ainda não chega. Quem já assiste a tv digital sem parabólica, não precisa se preocupar em trocar a antena.