A queda na temperatura na região de Corumbá não teve grande efeito no controle dos focos de incêndio no Pantanal. Entre sábado (13) e domingo (14), o município chegou a sair da lista de cidades com mais focos de incêndio no país.
Entretanto, Corumbá ainda lidera o ranking de cidades que mais foram devastadas por incêndios na primeira quinzena do mês, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em chamas
O fogo já destruiu 770 mil hectares da vegetação pantaneira. Para se ter uma dimensão, a área completamente destruída é seis vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro.
Atualmente há 95 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul atuando na Operação Pantanal 2024, dos quais 60 estão nas equipes de combate em solo e 35 compõem o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), distribuídos em Campo Grande e Corumbá.
-
Em 24 horas, índice de focos de calor é reduzido no Pantanal de MT
-
Frio pouco contribuiu na extinção dos focos de incêndio no Pantanal de MS
-
Com 74 focos de incêndio, alerta de seca severa é emitido em Mato Grosso
Existe também o apoio efetivo de 80 militares da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar e 233 agentes do Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.