Despejo irregular industrial causa mortandade de peixes no Rio Piracicaba

CNN Brasil


O descarte irregular de resíduos industriais causou uma mortandade de peixes no Rio Piracicaba, no interior de São Paulo. A fonte poluidora do rio foi identificada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no último dia 8, quando o descarte foi interrompido pelo órgão. 

No dia após a interrupção dos despejos industriais, a Cetesb monitorou a operação da Usina São José S/A Açúcar e Álcool, apontada como a poluidora, para que novos descartes não fossem realizados pelo grupo. A companhia ambiental ainda orientou que fosse realizada a limpeza em alguns trechos do rio, onde havia resíduos acumulados.

De acordo com a prefeitura de Piracicaba, o descarte irregular acontecia no ribeirão Tijuco Preto, que deságua no rio Piracicaba. Com relação a Usina São José, ela fica instalada no município de Rio das Pedras.

As primeiras denúncias referentes ao forte odor e a presença dos peixes mortos nas águas do rio foram recebidas pela Cetesb no último dia 7. Com isso, equipes técnicas da companhia foram enviadas até o local para a coleta de amostras e vistorias. 

Por conta disso, foi solicitado que a empresa concessionária da UHE Salto Grande, que fica em Americana, realizasse o aumento do vertimento de águas no reservatório, para que ocorresse nas águas do Piracicaba um aumento no volume de água com oxigênio dissolvido. A medida foi realizada para que os poluentes fossem dissolvidos. 

Segundo a Cetesb, a usina responsável pelo despejo ilegal será penalizada. A punição pode incluir multa gravíssima e encaminhamento para apuração de crime ambiental, além de ajustes de conduta por parte da empresa. 

No último fim de semana foi constatado que as águas do rio, na altura do bairro de Tanquã, ainda estavam com baixo nível de oxigênio dissolvido.

Despejo irregular industrial causa mortandade de peixes no Rio Piracicaba / Will Baldine/Jornal de Piracicaba

Um mutirão organizado pela Prefeitura de Piracicaba retirou do rio cerca de 2,97 toneladas de peixes mortos na área urbana do município na última quinta-feira (11). Os animais foram levados para a Piracicaba Ambiental, que fez o descarte de modo a não permitir contaminação do solo ou da água. 

Ainda, a prefeitura de Piracicaba acionou o Ministério Público para que notifique a prefeitura de Rio das Pedras, onde a usina está localizada. 

A CNN procurou a Usina São José S/A Açúcar e Álcool para um posicionamento, mas até a publicação desta nota não obteve retorno.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo raro revela curiosidades sobre o acasalamento do tatu-canastra

Deparar-se com um tatu-canastra já é difícil, mas encontrar dois animais da espécie a luz…

“Um momento sombrio para o Tribunal de Haia”, diz embaixador de Israel no Brasil

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, reagiu à expedição pela Corte de…

Mesa da plenária da Reunião de Cúpula do G20 é doada para escolas municipais

O G20 deixará um legado importante para a educação do Rio de Janeiro. As mesas…