China e Rússia realizaram exercícios militares no Mar do Sul da China 


A China e a Rússia realizaram exercícios navais com fogo real no Mar do Sul da China nesta semana, informaram os meios de comunicação estatais russos e chineses, tendo os dois países reforçado os laços militares e comerciais nos últimos anos, após sanções dos EUA.

Ambos os países deveriam mobilizar pelo menos três navios cada para os exercícios de três dias, informou o jornal estatal chinês Global Times na noite de terça-feira (16), citando a Marinha do Exército de Libertação Popular.

A cerimônia de abertura do exercício naval russo-chinês ‘Cooperação Marítima – 2024’ teve lugar no porto chinês de Zhanjiang, informou o Ministério da Defesa russo no início desta semana na aplicação de mensagens Telegram.

Durante as manobras marítimas, as tripulações dos navios da Frota Russa do Pacífico e da Marinha do ELP deveriam realizar exercícios conjuntos de defesa aérea e exercícios antissubmarinos com o envolvimento da aviação naval antissubmarina do ELP, disse o Ministério da Defesa russo.

A agência de notícias estatal russa RIA informou na terça-feira, citando a Frota Russa do Pacífico, que a Marinha Russa e a Marinha Chinesa conduziram disparos de artilharia como parte dos exercícios conjuntos.

Os exercícios seguem-se à conclusão de uma patrulha naval conjunta separada no Pacífico Norte, que o Ministério da Defesa russo disse anteriormente envolver um destacamento de navios da Frota Russa do Pacífico, incluindo duas corvetas, a Rezky e a Gromky.

Wang Guangzheng, do Teatro Sul da Marinha do ELP, disse à emissora estatal chinesa CCTV na terça-feira que: “a patrulha conjunta China-Rússia promoveu o aprofundamento e a cooperação prática entre os dois em múltiplas direções e campos”.

“E melhorou efetivamente a capacidade dos dois lados de responderem conjuntamente às ameaças à segurança marítima”.

Os navios participantes partiram de Zhanjiang, na província de Guangdong, no sul da China, na segunda-feira (15), acrescentou o relatório, citando um comunicado da Marinha do ELP.

O relatório não especificou onde os exercícios foram realizados na área contestada.

Na terça-feira, no mesmo mar, as guardas costeiras dos Estados Unidos e das Filipinas também realizaram um treinamento conjunto, um exercício bilateral de busca e salvamento, de acordo com um comunicado da Marinha dos EUA divulgado nesta quarta-feira (17).

As operações, envolvendo um barco da Guarda Costeira dos EUA da 7ª Frota dos EUA e um navio patrulha filipino, incluíram um treinamento conjunto de navegação e busca e resgate, evoluções de transferência de pessoal e navegação bilateral.

“Esperamos promover nosso relacionamento enquanto nos esforçamos para preservar um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o capitão da Marinha dos EUA Tyson Scofield, que comanda o cortador da Guarda Costeira, no comunicado, que acrescentou que tais operações ajudam a desenvolver a interoperabilidade tática entre marinhas aliadas no Indo-Pacífico.

A China reivindica o controlo de quase todo o Mar do Sul da China, incluindo o disputado Second Thomas Shoal, onde as Filipinas mantêm um navio de guerra enferrujado que encalhou deliberadamente em 1999 para reforçar as suas reivindicações marítimas e que tem sido fundamental para um impasse recente entre os dois países.

As tensões crescentes levaram as autoridades dos EUA a lembrar a Pequim que as suas obrigações no tratamento de defesa mútua com as Filipinas são rígidas.

A China e a Rússia declararam uma parceria “sem limites” em 2022, quando o presidente Vladimir Putin visitou Pequim poucos dias antes da invasão da Ucrânia. A China ainda não condenou a invasão e intensificou as suas exportações para a Rússia, ajudando Moscou a manter a sua economia de guerra.

A parceria “sem limites” viu o comércio bilateral atingir um recorde de us$ 240,1 bilhões em 2023, um aumento de 26,3% em relação ao ano anterior, de acordo com dados alfandegários chineses.

Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Adolescente morre após partida de basquete em escola de Florianópolis

Nicole Mariamne Barth, de 14 anos, morreu após desmaiar depois de um jogo de basquete…

4 dicas para escolher o lugar perfeito para um encontro a dois

O podcast “Na Língua do PP” ao vivo com Bruna Gasparini e Nadia Ayumi, do…

Análise: A reta final das eleições americanas

A reta final das eleições americanas está se concentrando em sete estados-chave, conhecidos como “swing…