Defesa Civil inicia retirada de escombros após incêndio no Shopping Popular


Três dias após o incêndio que destruiu o Shopping Popular, em Cuiabá, a Defesa Civil iniciou nesta quarta-feira (17), os trabalhos de retirada dos escombros. Na madrugada dessa segunda-feira (15), o fogo consumiu 600 lojas. Ninguém ficou ferido.

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, que permanece no local realizando o rescaldo, os maquinários estão derrubando a estrutura carbonizada que restou do maior complexo comercial de Mato Grosso.

O trabalho de resfriamento do local e extinção de focos de calor já dura mais de 72 horas, e conta com duas viaturas do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Defesa Civil, uma área administrativa – onde estão os equipamentos, circuito de vigilância, telefone e dados dos servidores – não foi atingida pelo incêndio e lá estão os DVRs (Digital Video Recorder) que serão importantes para a investigação.

Os peritos criminais deram início às análises dos projetos estruturais e elétricos, mapeamento da distribuição das câmeras do local e análise das imagens para fazer o processamento das áreas.

“Nós estamos estudando os DVR’s para saber qual zona nós iremos processar. Eu trouxe os alunos peritos da Politec ( Péricia Oficial e Identificação Técnica) para que eles possam visualizar na prática os procedimentos que deverão ser feito. É com o resultado das imagens que vamos saber qual área devemos fazer o processamento, que é manual”, explica o perito criminal da Politec Marivaldo Rocha, .

A pasta agilizou caminhões-pipa para ajudar no combate às chamas, e máquinas pá-carregadeiras para acomodar as estruturas que estão sendo demolidas.

Cronologia do incêndio

A cronologia do incêndio mostra que as câmeras do Vigia Mais, em frente do Shopping Popular, registram as primeiras fumaças a partir das 2h26.

⛑ A 1ª ligação com pedido de ajuda que os bombeiros receberam foi às 2h46.

🔥 Cerca de 7 minutos depois do 1º chamado, os militares chegaram ao local e disseram que já encontraram o prédio tomado pelas chamas.

⏳ Do conhecimento do fogo, ao início do trabalho dos bombeiros, se passaram 27 minutos.

Existem relatos de câmeras internas dos lojistas que mostram gravações de 2 minutos, onde o fogo consumiu, no pequeno intervalo de tempo, toda a região que era filmada.

Tenente-coronel fala dos estragos causados. (Foto: Mariana Mouro)

“O local tem muito material combustível, então o incêndio se alastrou com grande velocidade, apesar do nosso tempo de resposta ter sido excelente. Quando chegamos aqui a parede do segundo piso, que tem 12 metros, estava consumido por chamas que alcançava tranquilamente 15 metros de altura”, explicou o tenente-coronel dos bombeiros Heitor Fernandes da Luz. Veja vídeos:

Os bombeiros aguardam a Perícia Técnica para avaliar toda a área que foi destruída pelo fogo. A assessoria do Shopping afirmou que ainda não tem a metragem que foi perdida.

Caminho do recomeço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (15) que o Governo Federal vai ajudar na reconstrução do Shopping Popular, em Cuiabá. 

“Nós vamos trabalhar junto ao ministro da Fazenda [Fernando Haddad], ministro das Pequenas e Médias Empresas [Márcio Luiz Franca Gomes, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte]. O Governo Federal vai conversar com prefeitos e vereadores. Vamos dizer em alto e bom som que nós, do Governo Federal, vamos ajudar a reconstruir”, diz Lula no pronunciamento.

WhatsApp Image 2024 07 15 at 20.57.23
Fávaro e Lula conversam sobre o incêndio no Shopping Popular. (Foto: Reprodução)

Representantes da ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), Câmara Federal, Senado e Governo Federal e Estadual anunciaram que o Cuiabanco e Desenvolve MT realizarão um trabalho conjunto para a concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura (em caráter temporário) de um centro comercial.

Além disso, a Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos) junto aos Bombeiros e Defesa Civil irão atuar na limpeza e manutenção do local.

Quanto ao apoio social às famílias atingidas, os representantes anunciaram protocolo de apoio psicossocial específico.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Uruguai: Orsi promete “convocar diálogo nacional“ em discurso de vitória

Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda à eleição do Uruguai, prometeu “ser o presidente que convoca…

O que se sabe sobre acidente com ônibus em ribanceira que deixou 17 mortos em Alagoas

Um ônibus com 45 passageiros despencou de uma ribanceira na cidade de União dos Palmares,…

Em MS, Dudu Nobre come farofa com carne de búfalo e fala de série no Globoplay

Palco dos mais variados estilos musicais, nos últimos meses, o Parque das Nações Indígenas abraçou…