A ex-presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse em particular ao presidente Joe Biden que as pesquisas mostram que o democrata não pode derrotar Donald Trump.
Pelosi ainda falou que o presidente pode destruir as chances dos democratas de ganharem a Câmara em novembro se continuar buscando um segundo mandato, de acordo com quatro fontes informadas sobre a chamada.
O presidente respondeu reagindo, dizendo a Pelosi que viu pesquisas que indicam que ele pode vencer, disse uma fonte.
Outra fonte descreveu Biden como ficando na defensiva em relação às pesquisas. Em um ponto, Pelosi pediu a Mike Donilon, conselheiro de longa data de Biden, que entrasse na linha para conversar sobre os dados.
Contexto da conversa
O telefonema marcaria a segunda conversa conhecida entre a legisladora da Califórnia e Biden desde o desastroso debate do presidente em 27 de junho.
Embora a data exata da conversa não fosse clara, uma fonte descreveu-a como tendo ocorrido na última semana. Pelosi e Biden também conversaram no início de julho.
Nenhuma das fontes indicou se Pelosi disse a Biden nesta conversa que acredita que o presidente deveria desistir da corrida de 2024.
Pelosi passou as semanas que se seguiram ao desempenho desastroso de Biden no debate da CNN ouvindo as preocupações de seus colegas.
A ex-presidente da Câmara dos EUA disse em entrevista na semana passada: “Cabe ao presidente decidir se ele vai concorrer. Estamos todos encorajando-o a tomar essa decisão porque o tempo está se esgotando.”
Quando questionado sobre comentários, o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, não respondeu aos detalhes da reportagem da CNN sobre a recente ligação Pelosi-Biden.
“O presidente Biden é o indicado do partido. Ele planeja vencer e espera trabalhar com os democratas no Congresso para aprovar sua agenda de 100 dias para ajudar as famílias trabalhadoras”, disse Bates.
Um porta-voz de Pelosi disse à CNN que a ex-presidente da Câmara está na Califórnia desde sexta-feira (12) e não falou com Biden desde então.
Compartilhe: