MT e Brasil ainda têm mercado potencial para carnes de exportação

Camardelli


Garantidas as condições sanitárias ideais, Mato Grosso e Brasil têm um caminho favorável para o mercado mundial de carne. A análise é do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. Ele se apresentou durante o Fórum das Cadeias Produtivas nesta terça (16), congresso técnico que ocorre dentro da programação da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro).

Imagem: Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. – Sindicato Rural de Cuiabá, Expoagro

“Com certeza estamos no caminho certo. O Brasil é o segundo maior produtor de carne do mundo e direciona somente 30% da sua produção à exportação. Ainda temos como crescer”, disse Camardelli. O presidente explica que além de existir potencial para ampliar a oferta, há mercados que não estão sendo atendidos pelos brasileiros.

É o caso de países asiáticos, como Coreia do Sul, Japão, Vietnã e Turquia – que não importam carne brasileira. Vinte por cento do mercado mundial consumidor não é acessado pelos brasileiros ainda.

Mato Grosso, principal estado produtor brasileiro, é detentor do maior rebanho bovino, com 34 milhões de cabeças. Além disso, responde por 27% das exportações nacionais e soma 29 frigoríficos com SIF (Serviço de Inspeção Federal) – ou seja, habilitados para exportar.

“O mundo vive uma mudança no comportamento de consumo mundial. O cenário agora inclui nações como Coreia do Sul e Japão e isso significa novos mercados para nós”, reiterou Camardelli. Isso porque países asiáticos, que costumam ser atendidos pelos Estados Unidos, têm demanda por tipos específicos de proteína animal. “A oportunidade para o Brasil é que produzimos esses tipos de cortes e podemos oferta-los em valores mais atrativos que outros países – em alguns casos, por até mais que a metade do preço”, explicou o presidente da Abiec.

EXPOAGRO – O Fórum das Cadeias Produtivas é o congresso técnico da Expoagro e está na quinta edição. A programação segue até 19 de julho, sendo todas as palestras gratuitas.

Maior feira agropecuária de Mato Grosso, a Expoagro é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cuiabá, com co-realização do Governo do Estado de Mato Grosso e Cordemato. Em sua 56ª edição neste ano, o evento tem previsão de reunir aproximadamente 300 mil pessoas nos 11 dias de duração.

Além de rodeio e shows musicais, a programação inclui feira comercial, parque de diversões, praça de alimentação e oficinas técnicas – entre outros atrativos.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Democratas devem ser maioria na Câmara e Republicanos, no Senado, diz especialista ao WW

As eleições legislativas nos Estados Unidos estão se mostrando tão disputadas quanto a corrida presidencial,…

Sargento da PM tem carro fuzilado e é morto a tiros no RJ

Um sargento da Polícia Militar foi morto com vários tiros de fuzil na noite desta…

Não há como destruir o Hamas como ideia, movimento ou ideologia política, diz especialista ao WW

O professor de Ciências Militares da Eceme Sandro Teixeira Moita declarou durante participação no programa…