Estado de SP é condenado em R$ 50 mil por erro médico que deixou corpo estranho em paciente

CNN Brasil


A Justiça condenou o estado de São Paulo a pagar R$ 50 mil a Vanes de Jesus da Silva, de 47, após um erro médico. Em tratamento para insuficiência renal, o homem passou por um procedimento e teve um fio-guia esquecido entre a jugular e átrio direito do coração.

O erro foi constatado durante um exame de radiografia do tórax, quando foi descoberta a existência de um fio-guia de catéter Permcath, alojado no corpo do homem que sofre de diabetes.

A intervenção foi realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de uma parceria com o Instituto Segumed, em São Vicente (SP).

Uma liminar na Justiça, em 2023, garantiu que o estado assumisse a cirurgia de retirada do instrumento, esquecido em 2022. A Fazenda do Estado foi intimada em 2 de janeiro de 2024, com prazo de 15 dias para conceder a cirurgia.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) relata que a retirada foi realizada em 20 de março deste ano. Mais de 60 após a determinação judicial.

Confira nota: O Departamento Regional de Saúde (DRS) da Baixada Santista informa que o procedimento de retirada de cateter não é realizado nos hospitais da região, devido ao nível de complexidade da intervenção. Por este motivo, a retirada do cateter do paciente V.J.S. foi realizada no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, no dia 20 de março deste ano.

A defesa do autônomo, em comunicado enviado à CNN, informou que “seus advogados consignam, ainda, que diante de todo o sofrimento experimentado pelo Sr. Vanes, ajuizarão ação reparatória a fim de que ele seja indenizado pelos danos morais que lhe foram causados”, afirma a nota.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Suposto advogado é preso com drogas e munições em Salvador

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante com 61 kg de drogas e…

um gole da história nas suas mãos

As Belgian Saison são verdadeiras embaixadoras da tradição cervejeira belga. Originárias das regiões rurais da…

Trump e aliados abrem processos antes da eleição dizendo que não cidadãos poderão votar

Donald Trump e seus aliados republicanos estão intensificando acusações infundadas de que a eleição presidencial…