Bloqueio atmosférico persiste em diversas regiões do Brasil; veja a previsão para sábado (20)

CNN Brasil


O bloqueio atmosférico sobre o Brasil deve continuar até meados da próxima semana, mantendo o predomínio de ar seco em grande parte do país.

De acordo com a Climatempo, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20% em diversas áreas do Centro-Oeste e Sudeste. Já no extremo Norte e na costa leste do Nordeste, as instabilidades seguirão atuando. Confira a previsão do tempo em cada uma das regiões para este sábado (20):

Região Sul

A região Sul do Brasil será marcada por tempo firme devido ao bloqueio atmosférico neste sábado (20). Dessa forma, as temperaturas pela manhã serão baixas, especialmente em áreas serranas e próximas à costa.

Durante o dia, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem gradualmente. No que diz respeito às áreas da Campanha Gaúcha, Vales do RS, Vale do Itajaí, Planalto Catarinense, Ponta Grossa e Região Metropolitana de Curitiba, existe a probabilidade de ocorrência de neblina.

Algumas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar geada pontual no início da manhã, diferentemente das capitais como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, que permanecerão com o tempo estável, com sol entre nuvens.

Região Sudeste

Já no Sudeste do país, o bloqueio atmosférico mantém o tempo firme e com pouca nebulosidade, especialmente no interior. No leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e extremo leste de Minas, a circulação de ventos marítimos aumenta a nebulosidade nas áreas.

A umidade relativa do ar no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais ficará entre 21% e 30%, o que resulta no aumento do risco de incêndios e pode piorar a qualidade do ar.

Região Centro-Oeste

Para este sábado (20), a região Centro-Oeste segue com o ar seco predominante e pouca nebulosidade. Assim, as temperaturas subirão acentuadamente, com umidade relativa do ar entre 21% e 30%, que resultam em níveis críticos prejudiciais à saúde e podem aumentar o risco de queimadas.

Já em áreas do Mato Grosso, oeste de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, a umidade pode ficar abaixo de 20%.

Região Nordeste

No Nordeste, a circulação de ventos marítimos e as altas temperaturas seguem com contribuindo para a formação de nuvens carregadas, com chuvas ao longo da costa leste, desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte.

Já no interior, o tempo permanece estável, exceto no extremo norte do Maranhão e Ceará, locais onde há chances de chuvas fracas pela manhã.

Região Norte

A região Norte é marcada por instabilidades e altas temperaturas, com pancadas de chuva no centro-norte do Pará e Amazonas, Amapá e Roraima.

no centro-norte de Roraima, inclusive em Boa Vista, há previsão de temporais, com raios e rajadas de vento.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Suposto advogado é preso com drogas e munições em Salvador

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante com 61 kg de drogas e…

um gole da história nas suas mãos

As Belgian Saison são verdadeiras embaixadoras da tradição cervejeira belga. Originárias das regiões rurais da…

Trump e aliados abrem processos antes da eleição dizendo que não cidadãos poderão votar

Donald Trump e seus aliados republicanos estão intensificando acusações infundadas de que a eleição presidencial…