Netanyahu agradece Milei por declarar Hamas como organização terrorista internacional

CNN Brasil


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu neste domingo (21) o presidente argentino Javier Milei por declarar o grupo radical islâmico Hamas como organização terrorista internacional.

“Obrigado, Argentina. Obrigado, presidente Javier Milei, por designar o Hamas como uma organização terrorista”, disse o premiê israelense.

“Este é mais um sinal de sua amizade com Israel e de seu compromisso com a verdade. Obrigado, Javier.”

O gabinete de Milei publicou uma nota em um comunicado no X divulgando a decisão do governo na sexta-feira (12).

A Casa Rosada disse que a declaração se deve aos ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, mas citou outras motivações.

“[…] Nos últimos anos, foi revelada a sua [do Hamas] ligação com a República Islâmica do Irã, cuja liderança foi considerada responsável pelos ataques contra a Embaixada de Israel em Buenos Aires e contra a AMIA [Associação Mutual Israelita Argentina] pelo Tribunal Federal de Cassação Penal em 11 de abril. Estes ataques custaram a vida a mais de 100 cidadãos argentinos”, diz a nota.

“Este Governo reiterou em múltiplas ocasiões a sua convicção de que a Argentina se alinha mais uma vez com a civilização ocidental, respeitando os direitos individuais e as suas instituições. Por esta razão, é inadmissível que aqueles que os atacam não sejam declarados o que são: terroristas.”

A nota do governo reforçou a intenção da Argentina em se manter aliada a Israel.

O Hamas, grupo palestino armado que domina a Faixa de Gaza, liderou um ataque no território atualmente reconhecido como pertencente a Israel, em 7 de outubro. O ataque dos militantes mataram 1.200 pessoas em Israel e fizeram mais de 250 reféns, segundo as autoridades israelenses.

O número de mortos em Gaza durante a ocupação do exército de Israel no enclave após o ataque se aproxima dos 40.000, segundo o ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas.

Quase toda a população de Gaza foi deslocada em meio à nova ofensiva israelense





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Padre é escolhido para comandar Secretaria de Educação de Várzea Grande

A prefeita eleita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou o…

Eleições no Uruguai: Tudo o que você precisa saber

Mais de 2,7 milhões de uruguaios são esperados nas urnas, neste domingo (24), para escolher…

Esmeralda de quase 400 kg achada na Bahia deve ser devolvida ao Brasil após decisão da Justiça dos EUA

A Justiça dos Estados Unidos determinou na última quinta-feira (21) que uma esmeralda de 380…