Autoridades: Comitê Democrata avança com processo para escolher candidato até 7 de agosto


O Comitê Nacional Democrata (CND) está avançando com um processo que determinará o candidato presidencial do partido até 7 de agosto, disseram autoridades do partido na noite de segunda-feira (22), na esteira da surpreendente saída do presidente Joe Biden da corrida no domingo (21) — e a declaração de seu apoio à vice-presidente Kamala Harris — que tumultuou a campanha.

“Embora esta situação seja sem precedentes, o processo que estamos preparados para realizar não é“, disse Minyon Moore, presidente da Convenção Nacional Democrata. “Temos prazos importantes a cumprir. Vamos garantir que o processo seja justo, pois, até o momento, nenhum candidato assegurou a maioria dos delegados para a convenção.”

Jaime Harrison, presidente do CND, também prometeu que o partido está “comprometido com um processo de nomeação aberto e justo” que “reflete o compromisso com a democracia pelo qual nosso partido se destaca.”

Os candidatos precisarão declarar seu interesse em se tornar o candidato do Partido Democrata à presidência, apresentando uma declaração formal de candidatura, atendendo aos requisitos partidários e legais para ser presidente, além de reunir pelo menos 300 assinaturas de delegados, com no máximo 50 de um único estado, de acordo com autoridades do CND e um documento obtido pela CNN.

O período para os candidatos declararem seu interesse será curto, disse um oficial do Comitê, e terminará até o final desta semana.

Segundo a proposta, o CND vai compartilhar um diretório de candidatos com os delegados, que incluirá nomes e informações de contato dos candidatos para permitir que os delegados optem por receber informações das campanhas.

No entanto, enquanto o Comitê pretende ter um candidato democrata escolhido até 7 de agosto, ainda não foi determinado exatamente quando começaria a votação virtual, o que dependerá de fatores como quantos candidatos eventualmente conseguirem apoio dos necessários 300 delegados.

Uma data para o início do processo de votação virtual ainda não foi definida, mas poderia ser em 1º de agosto.

Para vencer a nomeação, um candidato precisará do apoio da maioria dos delegados comprometidos com a convenção – 1.976 de um total de 3.949 – afirmaram autoridades do partido.

O comitê de regras da convenção votará na quarta-feira (24) sobre as regras propostas, disse um oficial democrata.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cruzeiro é atropelado e Racing é campeão da Sul-Americana 2024; veja gols

O Racing é o novo e inédito campeão da Conmebol Sul-Americana. O time da Argentina…

COP29 fecha acordo de US$ 300 bilhões para financiamento climático

Os países participantes da COP29 concordaram neste sábado (23), no Azerbaijão, sede da cúpula, com…

PF faz operação contra venda de arma de fogo na Bahia

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público da Bahia, realizou uma operação para…