Vídeo: Explosão hidrotérmica fecha partes do Parque de Yellowstone, nos EUA

CNN Brasil


Partes do Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos, foi fechada após uma explosão hidrotérmica nesta terça-feira (23) de manhã, no horário local, disseram autoridades do parque em um comunicado à imprensa e postagem no X.

A área de Biscuit Basin, seu estacionamento e calçadões – cerca de três quilômetros do gêiser Old Faithful – foram temporariamente fechados por razões de segurança, acrescentaram autoridades.

As imagens do caso viralizaram nas redes sociais. Veja abaixo:

Não houve relatos de feridos após o incidente, que ocorreu perto da Sapphire Pool, por volta das 10h, no horário local. Os investigadores ainda não determinaram os danos.

“Explosões hidrotérmicas são eventos violentos e dramáticos que resultam na rápida ejeção de água fervente, vapor, lama e fragmentos de rocha”, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

O fenômeno “ocorre onde reservatórios rasos interconectados de fluidos com temperaturas no ponto de ebulição ou próximo a ele estão subjacentes a campos térmicos”, segundo a agência.

“Esses fluidos podem rapidamente se transformar em vapor se a pressão cair repentinamente. Como as moléculas de vapor ocupam muito mais espaço do que as moléculas líquidas, a transição para o vapor resulta em expansão significativa e explode rochas ao redor e ejeta detritos”, explicaram.

Parque sofreu com explosões no passado

“O Geyser Porkchop, em Norris Geyser Basin, sofreu uma explosão em 1989, e um pequeno evento em Norris Geyser Basin foi registrado por equipamento de monitoramento em 15 de abril de 2024. Uma explosão semelhante à de hoje também ocorreu em Biscuit Basin em 17 de maio de 2009”, disse um comunicado conjunto do parque e do USGS.

Mas a explosão desta terça não indica que uma erupção vulcânica seja iminente, ainda segundo a nota.

“Os dados de monitoramento não mostram mudanças na região de Yellowstone. A explosão de hoje não reflete a atividade dentro do sistema vulcânico, que permanece em níveis normais de atividade de fundo. Explosões hidrotermais como a de hoje não são um sinal de erupções vulcânicas iminentes, e não são causadas por magma subindo em direção à superfície”, complementaram.

Grandes explosões hidrotermais ocorrem em média a cada 700 anos, de acordo com o USGS.

“Embora grandes explosões hidrotermais sejam eventos raros em uma escala de tempo humana, o potencial para eventos futuros do tipo no Parque Nacional de Yellowstone não é insignificante”, pontuaram.

“Com base na ocorrência de grandes eventos de explosão hidrotermal nos últimos 16 mil anos, uma explosão grande o suficiente para criar uma cratera de 100 (metros) de largura pode ser esperada a cada poucas centenas de anos”, concluíram.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Chitãozinho e Xororó realizam show gratuito em MS

A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó realizará um show gratuito em Mato Grosso do Sul…

Trump anuncia bilionário Scott Bessent como secretário do Tesouro dos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump indicou o bilionário Scott Bessent ao cargo…

Suspeito de participação na execução de delator do PCC é identificado, mas segue livre

A força-tarefa que investiga a execução de Vinicius Gritzbach, morto em 8 de novembro, no…