Na manhã deste sábado (27), o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) realiza uma convenção partidária para oficializar a candidatura do empresário Domingos Kennedy à prefeitura de Cuiabá.
O evento é no auditório da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), às 9h.
Quem é Domingos Kennedy
Filho de agricultores, Domingos Kennedy Garcia Sales nasceu em Paranavaí, Paraná. Ele começou a trabalhar muito cedo como forma de ajudar nas despesas da casa.
Em 1982 se mudou para Cuiabá em busca de novas oportunidades. Após ter sido bancário, começou a trabalhar em uma empresa familiar e tornou-se sócio de outras empresas.
Hoje, aos 42 anos, Kennedy atua como empresário no setor da indústria. Casado, ele tem quatro filhos.
As convenções partidárias
As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. Nas convenções, os partidos devem escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto, data final estipulada para realização das convenções.
Dessa forma, não há candidatura avulsa. Para sair candidato, o político deve estar regulamente filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.
A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).
A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.
Eleições municipais 2024
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu no primeiro turno mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.
-
MDB faz convenção para definir apoios em MT