Maduro convoca embaixadores para ato em Caracas e Amorim encontra opositor


O presidente Nicolás Maduro convocou embaixadores em Caracas para um ato com “acompanhantes eleitorais” na tarde deste sábado (27), na véspera do pleito presidencial marcado para amanhã. A embaixadora Glivânia Maria de Oliveira participa do evento.

A informação foi confirmada para a CNN por integrantes do governo brasileiro, que não precisaram, no entanto, o motivo da convocação para a reunião.

Também neste sábado, o assessor da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, se reuniu com Gerardo Blyde, chefe dos negociadores da oposição com o governo da Venezuela para a assinatura do Acordo de Barbados, no final do ano passado.

O documento estipulava requisitos para que haja garantias políticas para o pleito presidencial, após uma negociação que foi mediada pela Noruega e facilitada por países como o Brasil.

Amorim também se reuniu com integrantes do Centro Carter, organização para a promoção da democracia fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, que já acompanhou diversos processos eleitorais da Venezuela e é observador do pleito deste domingo.

Logo após chegar a Caracas no começo da noite desta sexta (26), Amorim se reuniu com o chanceler da Venezuela, Yván Gil. O encontro foi descrito para a CNN como “rápido” e “protocolar”.

Na reunião, Amorim falou para o chanceler venezuelano da “importância do processo democrático” e da Venezuela para o Brasil e para a região. Amorim também transmitiu ao chanceler de Maduro o desejo de que “tudo transcorra da melhor maneira”.

De acordo com o ministro venezuelano, no encontro ambos abordaram a “relevância do pleito” e a organização do processo por parte do Conselho Nacional Eleitoral (CNE). “Durante uma reunião cordial, discutimos a importância desse pleito e o ambiente de paz que se respira na Venezuela”, escreveu na rede social X.

Na descrição do encontro, o chanceler venezuelano qualificou a organização eleitoral de “impecável” e o processo local como “um dos mais transparentes e seguros do mundo”. Segundo ele, também foram discutidos “os grandes desafios de transmitir informação verídica com base no respeito absoluto à legislação venezuelana”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Santo André, no ABC paulista, registra chuva esperada para o mês inteiro

A cidade de Santo André, no ABC paulista, foi uma das mais afetadas pelos temporais…

Milhares protestam pelos direitos trans em Londres após decisão judicial

Milhares de pessoas marcharam pelo centro de Londres neste sábado (19) para protestar contra uma…

Preço do tomate dispara em Cuiabá e ultrapassa R$ 20 o quilo

O preço do tomate em Cuiabá tem pesado no bolso do consumidor. Levantamento semanal, feito…