Na manhã desta terça-feira (30), três mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil em Cuiabá, Várzea Grande e Guarantã do Norte, a 595 km da Capital, em continuidade às investigações do assassinato do advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos.
Vítima de um atentado, Nery era ex-presidente da OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso), e foi atingido por um tiro na cabeça em frente ao seu escritório onde atuava, no início deste mês, na Capital.
Investigações caso Nery
Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos investigados teria resistido à entrada das equipes da DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa) no local.
Além disso, um dos alvos, que não teve a identidade divulgada, teria se negado a entregar armas de fogo, afirmando que as escondeu em outro lugar, segundo a polícia.
Alguns materiais teriam sido apreendidos nos três locais e devem passar por análise pericial, para esclarecer o crime em Cuiabá.
Relembre o crime contra Renato Nery
Na manhã do dia 5 de julho, Renato Nery chegava ao seu escritório quando foi surpreendido por criminosos ainda não identificados, que atiraram cerca de sete vezes contra ele.
Alguns tiros acertaram o advogado na região do tórax e da cabeça. Renato foi socorrido ainda com vida e encaminhado para cirurgia emergencial.
Câmeras de segurança registraram o momento em que Renato é baleado enquanto chegava em seu escritório. Veja abaixo:
Como é possível ver nas imagens, Renato estaciona o carro em frente ao escritório de advogacia, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, sai do veículo e caminha até a entrada do estabelecimento.
Enquanto estava parado na porta do local, ele é atingido por tiros e cai no chão.
Após uma longa cirurgia, ele permaneceu em coma, internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital em Cuiabá. Mas, a morte dele foi confirmada um dia depois, pela Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal).
Ainda não há detalhes sobre a dinâmica e motivação do crime, investigado pelo Polícia Civil.
Carreira
Renato foi presidente da Ordem entre 1989 e 1991 e, atualmente, realizava atendimentos em um escritório localizado na avenida Fernando Corrêa, na Capital.
Após deixar a presidência, Nery continuou atuando como conselheiro federal e acompanhou junto ao Conselho Federal da OAB as discussões acerca da criação do Conselho Nacional de Justiça.
-
Ex-presidente da OAB-MT morto a tiros é sepultado em Cuiabá
-
Ex-presidente da OAB não resiste após ser alvo de tiros e morre em Cuiabá
-
Vídeos mostram momento em que ex-presidente da OAB-MT é baleado em Cuiabá