Mato Grosso registra 133 focos de incêndios na Amazônia, Cerrado e Pantanal

Avião combate incêndio no Pantanal


O programa que registra focos de incêndios do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Mato Grosso mostra que o estado tem 133 focos ativos entre essa terça e quarta-feira (31), na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Foto: Gustavo Figueirôa/Arquivo Pessoal

O bioma mais atingidos é a Amazônia, que soma 104 focos, seguido pelo Cerrado, com 26, e o Pantanal, com 3 focos. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).


Conforme o Corpo de Bombeiros, um foco de calor é um dado capturado pelos satélites de monitoramento que estão a uma altitude de 700 a 900 km sobre o planeta. Os sensores do satélite registram temperaturas acima de 47°C.

Segundo ainda a corporação, militares combatem 12 incêndios florestais no estado, com 100 combatentes.

Incêndios em MT

No Pantanal, 38 bombeiros militares combatem quatro incêndios florestais em Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé; e em Porto Conceição e na divisa com a Bolívia, em Cáceres.

Nestes incêndios, as equipes contam com apoio de um avião, dez viaturas, nove máquinas para a construção de aceiros, quatro caminhões auto tanque e três embarcações.

Avião combate incêndio no Pantanal
Avião combate incêndio no Pantanal (Foto: divulgação)

Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.

  1. Calor no Pantanal faz animal ‘tímido’ procurar água em meio a barro: veja o vídeo

Em Cuiabá, 20 bombeiros combatem um incêndio florestal às margens da MT-351, entre o Coxipó-açu e o Residencial Parque Mirella. Os militares contam com apoio de cinco viaturas.

Na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros fazem o combate direto onde há acesso, enquanto na Serra do Patrimônio, em Pontes e Lacerda, dois militares contam com apoio de brigadistas e funcionários das fazendas próximas à região para combater as chamas.

Quatorze bombeiros também combatem incêndios às margens da MT-249, em São José do Rio Claro; no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia; na Fazenda La Serena, em Paranatinga; na Área de Proteção Ambiental (APA) Córrego do Boiadeiro, em Alto Araguaia; e na APA Chapada dos Guimarães.

  1. Calor e baixa umidade do ar devem marcar esta quarta-feira em MT

  2. Olimpíadas das capivaras: veja tatuagens que levariam medalha de ouro

  3. Brasil tem 5 finais nas Olimpíadas nesta quarta; veja agenda de jogos





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Brasileira mata duas turistas na Itália ao atravessar sinal em alta velocidade

Uma mulher brasileira atropelou oito pessoas na cidade de Lido di Camaiore, na Itália, ao…

PM prende homem com cerca de 200 kg de drogas no Tocantins

A Polícia Militar do Tocantins prendeu um homem por tráfico de drogas após ser identificado…

Espanha nega envolvimento com carta que González assinou antes de deixar Venezuela

O Ministério de Relações Exteriores informou a CNN nesta quinta-feira (19) que “o governo de…