Governo do Acre disponibiliza caminhões-pipa e constrói barragens para diminuir efeitos da seca

CNN Brasil


Para diminuir os efeitos de seca que castiga a região Norte do Brasil, o governo do Acre anunciou medidas para auxiliar a população em diversas cidades do estado, como uso de caminhões-pipa e construção de pequenas barragens.

Na última segunda-feira (29), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica de escassez de recursos hídricos nos rios Madeira, no Amazonas e Rondônia, e Purus, no Amazonas e no Acre, e seus afluentes até 30 de novembro.

Caminhões-pipa estão em operação em Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Acrelândia e Sena Madureira, para atender bairros mais distantes que enfrentam dificuldades no abastecimento por meio da rede convencional.

O governo estadual alerta que a crise hídrica de 2024 no Acre tem causado graves consequências tanto para a população quanto para o meio ambiente.

A escassez de chuvas e o aumento das temperaturas agravam a situação, ameaçando a agricultura local e o fornecimento de água nas cidades.

Os níveis dos rios estão perigosamente baixos, e restrições no uso da água já estão sendo implementadas em diversas regiões

A medida foi adotada após as chuvas ficarem abaixo da média nas bacias, com previsões indicando que a situação pode ser tão crítica quanto, ou até pior, do que a enfrentada no ano passado.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Embaixador de Israel alertará sobre fim da “janela diplomática“ para conflito no Líbano

O embaixador de Israel na ONU dirá ao Conselho de Segurança que a “janela diplomática…

Vereador preso pode ter o mandato cassado na Câmara de Cuiabá

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Cuiabá optou por dar andamento ao…

Policiais penais são presos por facilitarem saídas de presos na Bahia

Quatro policiais penais foram presos na manhã desta sexta-feira (20) em Salvador–BA, suspeitos de extorsão,…