O Aedes Aegypti, causador de dengue, zika e chikungunya é um dos grandes vilões do verão brasileiro. Isso porque a umidade e o calor deixam o ambiente perfeito para a procriação das fêmeas que transmitem os vírus. Mas você sabia que certas cores da roupa atraem os mosquitos?
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, publicada na revista Nature Communications, afirmou que o mosquito é atraído por cores específicas, como ciano (tom de azul), laranja e vermelho.
Os pesquisadores utilizaram um túnel de vento e um sistema de visão computacional, depois disso colocaram os mosquitos por três horas voando livremente, primeiro com a presença de gás carbônico, depois sem.
Ao retirar o elemento os pesquisadores perceberam que os mosquitos passaram grande parte do tempo explorando o teto e as paredes do túnel. Já com a presença de gás carbônico, o número de mosquitos mais que dobrou.
Além disso, a equipe de pesquisadores observou a forte atração do Aedes por determinadas bandas espectrais, identificadas pelos olhos humanos como as cores ciano, laranja e vermelho.
-
Vacinação e cuidados são principais estratégias no combate à dengue
-
Aumento de casos de Chikungunya em Cuiabá faz Saúde emitir alerta
-
Pesquisa mostra que sintomas da zika podem voltar mesmo após recuperação
-
Governo amplia público-alvo para vacinação da dengue