Análise: Brasil deve parar de interferir nos assuntos venezuelanos em favor de uma ditadura

CNN Brasil


O analista de assuntos internacionais da CNN Lourival Sant’anna criticou a posição do Brasil, Colômbia e México em relação à situação política na Venezuela.

No CNN Prime Time desta quinta-feira (1º), Sant’anna argumentou que ao pedir para a população venezuelana não se manifestar, esses países estão, na verdade, apoiando o regime ditatorial de Nicolás Maduro.

Sant’anna questionou a eficácia e a legitimidade das ações propostas pelos governos latino-americanos para lidar com a crise venezuelana. Quatro conceitos-chave são mencionados no comunicado conjunto: ação expedita, instituições, manifestações e não ingerência.

A ideia de uma “ação expedita” em relação às atas eleitorais é inviável, segundo análise, uma vez que o prazo para uma transmissão imediata dos resultados já passou.

“Uma ação expedita em relação às atas seria transmiti-las na noite de domingo [28], então não tem mais jeito de ser expedito, impossível”, afirmou.

“Não é possível que haja ação de instituições porque não existem instituições na Venezuela”, complementou Sant’anna, argumentando que órgãos como a justiça, o Ministério Público, as forças armadas e a polícia foram capturados pelo regime de Maduro.

Ingerência histórica do Brasil

Sant’anna refutou a alegação de não ingerência como tradição da diplomacia brasileira.

“No caso da Venezuela e do governo Lula, sempre houve ingerência em favor do regime chavista, e é o que nós estamos assistindo agora mesmo”, concluiu Sant’anna, indicando uma continuidade na política externa brasileira em relação ao país vizinho.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ataque israelense a Beirute deixa 12 mortos e 66 feridos, diz ministério

Ao menos 12 pessoas morreram e outras 66 ficaram feridas em um ataque israelense no…

Falsa biomédica vira alvo da polícia após pacientes terem alergia em MS

Uma falsa biomédica, de 27 anos, suspeita de realizar procedimentos estéticos sem autorização, foi alvo…

UFAM suspende aulas presenciais por causa da fumaça presente no ar

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) anunciou a suspensão temporária das atividades acadêmicas e administrativas…