Incêndios de grande proporção continuam a consumir o Pantanal sul-mato-grossense e nesta semana, uma imagem impressionante foi registrada pelas equipes que lutam para impedir o avanço das chamas; enquanto a vegetação queima, um tornado de pura fumaça negra gira meio do fogo.
Confira o vídeo:
Segundo a Climatempo esse tipo de tornado de fogo se forma no encontro entre os ventos fortes, comuns nesta época do ano, e correntes de ar quentes criadas pelo calor intenso de grandes incêndios.
Os ventos que encontram essas correntes podem começar a girar devido a redemoinhos ou mudanças na direção, ai surge o tornado. “O calor extremo cria uma área de baixa pressão ao redor do fogo, atraindo mais ar e intensificando o giro. À medida que o ar quente e ascendente gira, ele forma uma coluna de fumaça visível, funcionando de forma similar a um tornado comum”, explica.
Ao Primeira Página o coordenador do Prevfogo, Márcio Yule, contou que as imagens foram gravadas nesta semana pela equipe do SOS Pantanal, que fazia um voo de reconhecimento pela fazenda Santa Sofia.
“Esse é daquele que joga as faíscas longe”, diz um dos integrantes da equipe do Prevfogo enquanto assiste ao tornado.
Dias depois do flagrante, o fogo na região da Santa Sofia continua. Segundo Márcio Yule, os ventos de 60 km/h registrados no Pantanal nesta quinta-feira (1°) fizeram a situação se agravas, mas brigadistas e bombeiros continuam os trabalhos para controlar as chamas.
Entenda a situação do Pantanal: