Livro com história do Grupo Acaba será Lançado nesta 6ª em Campo Grande

Grupo Acaba 1


O podcast literário “Tá Lendo O Quê?” desta sexta-feira (2) mergulha na trajetória de mais de 50 anos de uma das bandas sul-mato-grossenses mais antigas do país em atividade ininterrupta, a Acaba (Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí).

Livro será lançado na noite desta 6ª (Foto: Divulgação)

O livro “Grupo Acaba — A História dos Cantadores do Pantanal” é a terceira obra do escritor Rodrigo Teixeira.

Com 362 páginas, a obra permite ao leitor uma viagem pela trajetória de um dos grupos essenciais na construção da nossa identidade cultural.

A reportagem completa produzida pela Morena FM você ouça aqui

Imagina resumir mais de cinco décadas de história em um livro é um desafio imenso. Esse foi o desafio enfrentado pelo jornalista Rodrigo Teixeira, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS.

Ele fez um mapeamento detalhado da trajetória do Grupo Acaba, a Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí, uma das marcas mais importantes da música do estado.

“A minha primeira tarefa foi organizar o vasto material que Moacir acumulou ao longo dos anos, um verdadeiro tesouro. Eram muitos jornais, documentos, panfletos, cartazes, ingressos, contratos, textos escritos à mão, discos, livros, LPs. Utilizei todos esses itens como fonte de pesquisa, cataloguei tudo e realizei muitas entrevistas, não só com a maioria dos membros do Grupo Acaba, mas também com músicos que já passaram pela banda, admiradores do grupo, moradores do bairro Amambaí e familiares dos integrantes,” conta Rodrigo.

Em 52 anos de história, 22 produtos oficiais foram lançados. Durante oito anos, Rodrigo mergulhou no universo dos desbravadores musicais pioneiros dos anos 1970. A narrativa do livro é não linear, sem uma ordem cronológica fixa.

“Começo o livro com o grupo ganhando o FESUL, festival de 1979 realizado pela TV Morena, que foi marcante para a cena cultural do recém-nascido Mato Grosso do Sul. Depois, volto no tempo no capítulo 2 e conto a saga da família Lacerda, que saiu do interior do Ceará no início dos anos 1900 e foi parar em uma distante Cuiabá, no antigo Mato Grosso,” explica.

Grupo Acaba
Jornalista Rodrigo Teixeira (Foto: Divulgação)

O livro se concentra nos costumes e no modo de viver do “homem pantaneiro,” retratando aqueles que foram os primeiros na música brasileira a cantar sobre o Pantanal.

Lançamento

O lançamento do livro e a noite de autógrafos acontecem às 19h desta sexta-feira (2) no Instituto Histórico e Geográfico de MS, na avenida Calógeras, 3000, na Esplanada Ferroviária ,em Campo Grande.

A cerimônia contará com a presença do autor e dos integrantes do Grupo Acaba. Além disso, o projeto disponibilizará, gratuitamente em uma plataforma digital, uma versão da publicação em formato de audiobook, com dez episódios adaptados do texto do livro, roteirizados e apresentados por Rodrigo Teixeira.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Execução em Guarulhos: fuzil encontrado é de uso restrito e pode causar “laceração de tecidos“

A Polícia Civil de São Paulo investiga se o fuzil AK-47, uma das armas encontradas…

Atenção estudante! Inscrições para vestibular UFMS terminam em 4 dias

Se você está pronto pro vestibular, mas ainda não garantiu sua vaga para passar pelas…

Conheça quem concorre aos principais cargos no segundo governo de Trump

Donald Trump já iniciou o processo de escolha de um gabinete e a seleção de…